A PRODUÇÃO DA CRENÇA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE BOURDIEUSIANA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3847Abstract
Neste trabalho, argumentamos que as práticas docentes são essencialmente formadoras de concepções e condutas irrefletidas, apesar do estudo e da discussão dos elementos que as envolvem. Embora já existam na literatura da área de Educação, ou Educação Científica, pesquisas que mostram este resultado, particularmente da formação inicial de professores de Ciências, neste artigo apontamos para a sociologia de Bourdieu como uma referência teórica que permite interpretá-las de forma orgânica e que, devido a suas características, atribui às propostas inseridas nos Projetos Político Pedagógicos (PPPs) dos cursos, um distanciamento dos principais pressupostos que os sustentam, tais como aquelas que condizem com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Esse resultado faz com que os PPPs sejam discursos vazios, não congruentes com a realidade vivenciada nos cursos de licenciatura do país. A análise é feita utilizando-se de um mapa conceitual contendo conceitos da teoria bourdieusiana e suas relações com as práticas da formação docente, comumente apontadas pela literatura científica da área.
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