Vol. 10 No. 3 (2020): Edição Especial

					View Vol. 10 No. 3 (2020): Edição Especial
Published: 2020-10-28

Artigos

  • A DISCRIMINAÇÃO DA INTELLIGENTSIA NO CAMPO CIENTÍFICO BRASILEIRO

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3943
    Roberta Areas, Ademir E. Santana, Márcia C. Barbosa
  • O PEDAGOGO E A QUESTÃO “AMBIENTAL” NA AMAZÔNIA

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3948
    Lucas de Vasconcelos Soares, Marilene Maria Aquino Castro de Barros
  • DIVERSIDADE BIOCULTURAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3949
    Thaliana Cruz Dantas, Mariana Guelero do Valle
  • CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS RECENTES SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4047
    Etiane Fátima Theodoroski
  • EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: (COR) POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3954
    Cintia de Oliveira Pontes Rosa, Anne Caroline Pereira Arruda, Michelle Bocchi Gonçalves
  • OS PROJETOS DE TRABALHO COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3955
    Cintia Chung Marques Corrêa, Natany Bersan
  • CONHECIMENTO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE SOBRE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM ESTADO BRASILEIRO

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3960
    Silvia Mara de Souza Halick, Maria Cecília Da Lozzo Garbelini, Leide da Conceição Sanches
  • PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE FAVORECERAM A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTIFICAS

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3975
    Ana Lidia Penteado Urban, Luci Pastor Manzoli
  • IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS DO RACISMO NO ESPAÇO ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3965
    Aline Rocha Bezerra, Tânia Aparecida Kuhnen
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DOS PROJETOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA FRONTEIRA OESTE DO RS

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3969
    Paula Ernestina Leal de Oliveira Cardoso, Marcus Vinícius Morini Querol
  • O PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLA RURAL E URBANA DE UM MUNICÍPIO DA FRONTEIRA OESTE DO RS.

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3981
    Sâmela Taís Gonzalez do Prado, Luciano de Oliveira, Raquel Ruppenthal
  • SER EDUCADORA DE BEBÊS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS INSPIRADOS NA ABORDAGEM PIKLERIANA

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3983
    Gabriela Vieira Soares de Abreu, Gabriela Dal Forno Martins
  • EDUCAÇÃO INFANTIL CONECTADA: JOGOS DIGITAIS, CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3940
    Tereza Cristina Abreu, Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa, Maria Audenora das Neves Silva Martins
  • INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3937
    Kalline Flávia Silva de Lira
  • O ENSINO DO GÊNERO CONTO DE TERROR: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3941
    Caio Castro
  • UM OLHAR SOBRE A PINTURA CONTEMPORÂNEA: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA ARTE.

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4012
    Maria Auxiliadora Almeida, Reinaldo Gomes Arruda
  • A PRODUÇÃO DA CRENÇA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE BOURDIEUSIANA

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3847
    Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
  • DERECHOS HUMANOS, EDUCACIÓN Y NEOLIBERALISMO, O LA ESPERA A GODOT

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4163
    Jaime Vicente Chuchuca Serrano
  • FORMAÇÃO DOCENTE INSTITUINTE NAS ÁGUAS ALFABETIZADORAS

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3977
    Elizabeth Orofino Lucio
  • EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS E ENSINO RELIGIOSO: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3992
    Professor Mestre Felipe Hatzenberger, Professora Doutora Janaina Wenczenovicz
  • DECOLONIALIZAR A NOSSA MENTE PARA INTERCULTURALIZAR-NOS: UMA APROXIMAÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4005
    Laura Marcela Cubides Sánchez, Fabiana Soares Fernandes Leal
  • LETRAMENTO DE RESISTÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: AÇÕES DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO LEITORA

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3932
    Rosely de Oliveira Macário, Linduarte Pereira Rodrigues
  • A RELAÇÃO DE DISTINÇÃO E SEMELHANÇA ENTRE O USO E A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3929
    Saulo Eduardo Ribeiro, Eliane Schlemmer
  • ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM NÍVEL SUPERIOR DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3964
    Joaklebio Alves da Silva, Monica Lopes Folena Araújo
  • O CONSENSO EM RELAÇÃO À NOÇÃO DE FORMA E OS LIMITES DA IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3971
    Juliana Labatut Portilho
  • AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E A INTERAÇÃO COMUNICATIVA EM SALA DE AULA

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3968
    Rosalvo Nobre Carneiro, Marizete Batista do Nascimento
  • ENSINO DAS ARTES EM QUESTÃO: FORMAÇÃO HUMANA, ESCOLA PUBLICA E ATUAÇÃO DOCENTE

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3980
    Luciana Tosta, Mariane Fernandes Catanzaro, Monique Andries Nogueira
  • A COMUNICAÇÃO NOS SABERES DO FUTURO E NOS DIFERENTES ASPECTOS DO ENSINO CONTEMPORÂNEO

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3897
    George de Salles Canfield, Taís Steffenello Ghisleni, Elsbeth Léia Spode Becker
  • TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE PERNAMBUCO: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E MONITORAMENTO DO COTIDIANO ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3904
    Emanuelle de Souza Barbosa, Katharine Ninive Pinto Silva, Thamyrys Fernanda Cândido de Lima
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E BEM ESTAR DOS UNIVERSITÁRIOS

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3974
    Débora Maria Biesek, Giseli Monteiro Gagliotto
  • BIOMA PAMPA: COMPREENSÕES PRÉVIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS COM DIFERENTE PERFIL SOCIOAMBIENTAL DE ALEGRETE-RS

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3957
    Débora Velasque de Souza, Ailton Jesus Dinardi, Karina Braccini Pereira
  • NECROPOLÍTICA, MEMÓRIA E PODER: FACES DE UMA POLÍTICA DE OPRESSÃO SOB UM OLHAR DISCURSIVO

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4157
    Elaine Pereira Daróz, Maria Beatriz Ribeiro Prandi-Gonçalves
  • RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA E ENSINO RELIGIOSO NO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO PARANÁ DE 2007 A 2016: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3966
    Maritana Drescher da Cruz, Lucimar Rosa Dias

Resenhas

  • CORPOS AMEAÇADOS: SILENCIAMENTOS E NEGAÇÕES NO ÂMBITO EDUCACIONAL

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4024
    Alan Camargo Silva

Apresentação

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4217
    Lucio José Dutra Lord

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4220
    Lucio José Dutra Lord