UM OLHAR SOBRE A PINTURA CONTEMPORÂNEA: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA ARTE.
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4012Resumo
O ensino da arte como cultura e linguagem no contexto escolar propicia a formação estética e artística necessária para a percepção das coisas do mundo. Assim, este trabalho se propõe a pensar sobre as implicações da pintura contemporânea no ensino da arte, a partir da fenomenologia ontológica de Maurice Merleau-Ponty, presente nas obras: O olho e o espírito, A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A dúvida de Cézanne. Dessa forma, desenvolveu-se uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico suscitada pelo questionamento norteador: Em que medida o pensamento desse teórico contribui para ressignificar o olhar sobre a pintura contemporânea no ensino da arte? O estudo realizado permite compreender a pintura contemporânea como um olhar renovado, mais voltado para o campo da estética sensível, ou seja, da criatividade, criticidade, sensibilidade e apreensão, de maneira que no ensino da arte, a pintura contemporânea se constitui como criação, transfiguração do mundo objetivo e subjetivo por meio da percepção corpórea, originalidade da técnica e do estilo, deformação proposital dos elementos expressivos, valorização da cultura popular, dos gestos, movimentos e experiências vividas pelo Ser-no-mundo. Assim, no ensino da arte, a pintura contemporânea tem o compromisso de ampliar os domínios estéticos e artísticos.
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