LETRAMENTO DE RESISTÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: AÇÕES DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO LEITORA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3932Resumo
O presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Ensino Médio na perspectiva do letramento e inclusão social. Insere-se no quadro da pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com foco na formação de sujeitos leitores. Para tanto, foram organizadas situações didáticas com o uso de gêneros textuais. Como referencial teórico, utilizou-se a contribuição de estudos teóricos propostos por pesquisadores como Senna (2005; 2010), Kleiman (1999), Solé (1998), Koch e Elias (2009), Marcuschi (2008), Rodrigues (2009, 2013; 2016; 2017), Rodrigues e Macário (2014) e André (2001). A pesquisa apontou para o atendimento às necessidades de aprendizagem do aluno do Ensino Médio. Evidenciaram-se, num trabalho com gêneros textuais orais e escritos, ações didáticas que permitiram o desenvolvimento de práticas de letramento que tomaram a leitura de textos diversos numa perspectiva de entender o sentido/função do texto, indo além do processo mecânico de decodificação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.