LETRAMENTO DE RESISTÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: AÇÕES DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO LEITORA

Autores/as

  • Rosely de Oliveira Macário Universidade estadual da Paraíba
  • Linduarte Pereira Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3932

Resumen

O presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Ensino Médio na perspectiva do letramento e inclusão social. Insere-se no quadro da pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com foco na formação de sujeitos leitores. Para tanto, foram organizadas situações didáticas com o uso de gêneros textuais. Como referencial teórico, utilizou-se a contribuição de estudos teóricos propostos por pesquisadores como Senna (2005; 2010), Kleiman (1999), Solé (1998), Koch e Elias (2009), Marcuschi (2008), Rodrigues (2009, 2013; 2016; 2017), Rodrigues e Macário (2014) e André (2001). A pesquisa apontou para o atendimento às necessidades de aprendizagem do aluno do Ensino Médio. Evidenciaram-se, num trabalho com gêneros textuais orais e escritos, ações didáticas que permitiram o desenvolvimento de práticas de letramento que tomaram a leitura de textos diversos numa perspectiva de entender o sentido/função do texto, indo além do processo mecânico de decodificação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rosely de Oliveira Macário, Universidade estadual da Paraíba
    Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora de Língua Portuguesa da Educação Básica da Rede Pública do Estado da Paraíba. Grupo de Pesquisa: Teorias do sentido: discursos e significações. Campina Grande, Brasil; roselymacario@gmail.com
  • Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba

    Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do Departamento de Letras e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba. Grupos de Pesquisa: Memória e imaginário das vozes e escrituras; Linguagem, interação, gêneros textuais e ou discursivos; Teorias do sentido: discursos e significações. Campina Grande, Brasil; linduartepr@gmail.com

Publicado

2020-10-28

Cómo citar

LETRAMENTO DE RESISTÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: AÇÕES DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO LEITORA. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3932