DECOLONIALIZAR A NOSSA MENTE PARA INTERCULTURALIZAR-NOS: UMA APROXIMAÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO BRASIL

Autores

  • Laura Marcela Cubides Sánchez Universidade Federal do Amazonas
  • Fabiana Soares Fernandes Leal Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4005

Resumo

A corrente do pensamento decolonial abriu um panorama de análise holística e crítica que nos permite estudar o cultural vinculado a um contexto político e econômico global, a partir de processos históricos e de transformações sociais contemporâneas. Ele tornou-se um potente canal de compreensão das sociedades do continente, incluindo a brasileira, que o designa como um excelente ponto de partida para localizar as medidas que podem ser tomadas para empreender um projeto de transformação social e epistêmica que atenda as falhas estruturais e as conjunturas atuais que as afligem. A proposta apresentada nesse artigo teórico consiste em uma leitura da trajetória histórica da educação indígena e intercultural para compreender os desafios atuais do ensino superior pensado para a formação de professores indígenas no Brasil, a partir de uma perspectiva decolonial. Essa revisão da literatura nos permitiu proporcionar uma série de reflexões sobre como a luta por uma autonomia educacional se materializa na possibilidade de construir programas universitários, para a formação de professores indígenas, pertinentes e coerentes com seus contextos locais. Embora existam iniciativas que valorizam os conhecimentos ancestrais e pretendam atender às demandas educacionais dos povos indígenas, falta muito para que tenham um potencial transformador na lógica universalista do conhecimento que rege o projeto social dominante. Podemos concluir, portanto, que a educação superior intercultural não consegue integrar os elementos do universo cultural dos povos indígenas imersos, porque ainda não é possível consolidar uma aposta holística que conceba uma real abertura de conhecimento desde as universidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laura Marcela Cubides Sánchez, Universidade Federal do Amazonas
    Antropóloga da Universidade Externado de Colombia. Estudante de mestrado em Ensino de Ciencias e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora de alternativas pedagogicas inclusivas. Interessada em contribuir á fortalecimento da formacao de docentes indigenas.
  • Fabiana Soares Fernandes Leal, Universidade Federal do Amazonas
    Doutora em Psicologia pela Universidade do Porto-Portugal. Profª Adjunta da Universidade Federal do Amazonas, Campus Vale do Rio Madeira.

Downloads

Publicado

28/10/2020

Como Citar

DECOLONIALIZAR A NOSSA MENTE PARA INTERCULTURALIZAR-NOS: UMA APROXIMAÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO BRASIL. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4005