AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E A INTERAÇÃO COMUNICATIVA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3968Resumo
A escola é um mundo, isto é, uma totalidade construída e em reconstrução, formada por objetos, por interações sociais e por pessoas em processos de socialização e individualização. Assim, ela é um espaço que promove transformações na biografia dos estudantes, tão necessárias para o viver no mundo e com o mundo. Este estudo tem como objetivo contribuir no debate e nas discussões sobre o desenvolvimento de competências socioemocionais em sala de aula através da interação comunicativa. Faz parte de um recorte temático da pesquisa que está em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ensino ( PPGE, cuja dissertação objetiva investigar de que maneira o agir comunicativo promove o desenvolvimento de competências socioemocionais em sala de aula. É de caráter bibliográfico, articuladas, portanto, no campo mais amplo por Habermas (1989, 2004), Brasil (2017), Araújo (2013), Casassus (2009), Goleman (1996), Gonçalves (2015), Magalhães (2018) e Fonte (2019). Nesse viés, espera-se ainda que esta proposta possa contribuir, auxiliando na reflexão de ações educativas que contemplem os aspectos socioemocionais, além dos cognitivos, promovendo posturas éticas, a valorização dos sujeitos e dos saberes do nosso mundo da vida. Pensar no desenvolvimento de competências socioemocionais em sala de aula é pensar no desenvolvimento da pessoa humana, que indaga, questiona, participa, age e busca a compreensão e o conhecimento através da interação comunicativa.
Palavras-chave: Ensino; Competências Socioemocionais; Agir Comunicativo.
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