PROPOSTA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA DOCÊNCIA

Autores

  • Karina Cardoso Sousa Universidade Federal do Piauí
  • Jalva Lilia Rabelo de Sousa Instituto Federal do Piauí
  • Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4375

Resumo

A inclusão, vista sob a perspectiva educacional, requer uma postura diferenciada do professor, de modo que contribua para práticas abrangentes, a começar no espaço da sala comum. Isso porque o profissional que atua nesse ambiente desempenha papel primordial no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do educando. Neste artigo, discutem-se as práticas pedagógicas necessárias e possíveis à docência no âmbito da educação inclusiva, e com maior especificidade, na educação especial. Para a realização deste artigo, envidou-se a compreensão de leituras e interpretação de textos que tratam das temáticas: educação inclusiva, educação especial e práticas pedagógicas com vistas à inclusão. Nesse ensejo, apresentam-se alguns exemplos de estratégias que podem colaborar com processos inclusivos, como a formação continuada, o conhecimento do alunado, o uso de produções cinematográficas como recurso pedagógico, o uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em sala de aula, e a adoção de atividades que fazem os estudantes vivenciarem as dificuldades e limitações de quem tem alguma necessidade especial. Atitudes simples podem fazer a diferença na vida de estudantes que têm na educação talvez o único meio para serem inclusos na sociedade de forma digna e efetiva. Os autores que sustentam este trabalho são Honnef e Costas (2012); Oliveira e outros (2012); Finck (2011); Carvalho (2010); Blanco e Glat (2009); Xavier (2009); Lima (2006); Freire (2005); Carvalho (2001) e Libâneo (1994).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Cardoso Sousa, Universidade Federal do Piauí

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e TEcológica no IFPI, campus Parnaíba. Assistente Social do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Jalva Lilia Rabelo de Sousa, Instituto Federal do Piauí

Docente Doutora no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecológica no IFPI, campus Parnaíba. Tem Doutorado e Mestrado em Administração de Empresas.

Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora em Engenharia Civil. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2012) e participa como docente e orientadora do Profept - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Publicado

10/09/2021

Como Citar

Sousa, K. C., de Sousa, J. L. R., & Moreira, H. B. C. (2021). PROPOSTA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA DOCÊNCIA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4375

Edição

Seção

Artigos