PROPOSTA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA DOCÊNCIA

Autores

  • Karina Cardoso Sousa Universidade Federal do Piauí
  • Jalva Lilia Rabelo de Sousa Instituto Federal do Piauí
  • Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4375

Resumo

A inclusão, vista sob a perspectiva educacional, requer uma postura diferenciada do professor, de modo que contribua para práticas abrangentes, a começar no espaço da sala comum. Isso porque o profissional que atua nesse ambiente desempenha papel primordial no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do educando. Neste artigo, discutem-se as práticas pedagógicas necessárias e possíveis à docência no âmbito da educação inclusiva, e com maior especificidade, na educação especial. Para a realização deste artigo, envidou-se a compreensão de leituras e interpretação de textos que tratam das temáticas: educação inclusiva, educação especial e práticas pedagógicas com vistas à inclusão. Nesse ensejo, apresentam-se alguns exemplos de estratégias que podem colaborar com processos inclusivos, como a formação continuada, o conhecimento do alunado, o uso de produções cinematográficas como recurso pedagógico, o uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em sala de aula, e a adoção de atividades que fazem os estudantes vivenciarem as dificuldades e limitações de quem tem alguma necessidade especial. Atitudes simples podem fazer a diferença na vida de estudantes que têm na educação talvez o único meio para serem inclusos na sociedade de forma digna e efetiva. Os autores que sustentam este trabalho são Honnef e Costas (2012); Oliveira e outros (2012); Finck (2011); Carvalho (2010); Blanco e Glat (2009); Xavier (2009); Lima (2006); Freire (2005); Carvalho (2001) e Libâneo (1994).

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karina Cardoso Sousa, Universidade Federal do Piauí
    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e TEcológica no IFPI, campus Parnaíba. Assistente Social do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
  • Jalva Lilia Rabelo de Sousa, Instituto Federal do Piauí
    Docente Doutora no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecológica no IFPI, campus Parnaíba. Tem Doutorado e Mestrado em Administração de Empresas.
  • Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
    Doutora em Engenharia Civil. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2012) e participa como docente e orientadora do Profept - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Publicado

10/09/2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PROPOSTA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA DOCÊNCIA. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4375