EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS E ENSINO RELIGIOSO: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL

Autores

  • Professor Mestre Felipe Hatzenberger UERGS
  • Professora Doutora Janaina Wenczenovicz UERGS

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3992

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar caminhos pedagógicos para a implementação da educação para os Direitos Humanos através da disciplina de Ensino Religioso nas escolas do Brasil, em uma perspectiva decolonial. Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica exploratória investiga a legislação educacional, realiza a interpretação de textos jurídicos, historiográficos, filosóficos e sociológicos a fim de elencar algumas temáticas de estudo escolar que se conectam com os Direitos Humanos. O estudo inicia por um resgate histórico da própria Declaração Universal dos Direitos Humanos e perpassa uma análise do que propõe o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a esse respeito. Justifica-se a produção devido às atuais ocorrências de violência, intolerância e ataque aos próprios Direitos Humanos, baseadas em ignorância histórica, tornando-se essencial tal temática e proposta em contexto escolar. Conclui-se que o Ensino Religioso é uma das disciplinas com mais potencial para o desenvolvimento da educação para os Direitos Humanos, por meio do conhecimento jurídico, social e religioso; e por meio da sensibilização quanto à ética da alteridade, realizando importante combate ao preconceito e à intolerância religiosa.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Professor Mestre Felipe Hatzenberger, UERGS

Mestre em Educação pela UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), graduado em História (Universidade Feevale) e pós-graduado em Filosofia (FIJ). Além de possuir formação de extensão em Metodologia do Ensino Religioso (EST) e Capacitação para Coordenação de Laboratório de Informática Educativa (CEPIC-NTE), entre outras. Atualmente é Assessor técnico-pedagógico da SMED - Secretaria Municipal de Educação da cidade de Novo Hamburgo/RS - onde coordena vários grupos de formação e projetos, com especial evidência ao #PartiuNovoHamburgo. Participa da diretoria da APER/RS - Associação de Professores de Ensino Religioso do Rio Grande do Sul. É coordenador Adjunto da Especialização em Ensino Religioso da UERGS, no polo Novo Hamburgo. Possui experiência também na educação profissionalizante (IFRS) e na orientação de trabalhos de pesquisa em ciência e tecnologia. Já atuou na educação básica, ensino fundamental e Educação de Jovens de Adultos, bem como na formação continuada de professores de Ensino Religioso. Atuou também, em 2018, como redator do Referencial Curricular Gaúcho da BNCC no componente Ensino Religioso e como colaborador nos componentes História e Geografia Atualmente é Formador do RCG/BNCC. Atua como Redator do Referencial Curricular Gaúcho de Ensino Médio. Componente História.


Professora Doutora Janaina Wenczenovicz, UERGS

Docente adjunta/pesquisador sênior da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS. Professora Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito/UNOESC. Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Paraná- UNIOESTE. Avaliadora do INEP - BNI ENADE/MEC. Membro do Comitê Internacional Global Alliance on Media and Gender (GAMAG) - UNESCO. Líder da Linha de Pesquisa Cidadania e Direitos Humanos: perspectivas decoloniais/PPGD UNOESC. Possui 32 Livros publicados/organizados ou edições nos idiomas espanhol, inglês, polonês e português, acrescido de 59 Capítulos de Livros publicados em idiomas espanhol, inglês e português. É autora de artigos científicos publicados em Revistas Especializadas nacionais e internacionais nos idiomas: alemão, espanhol, inglês, polonês e português.


Downloads

Publicado

28/10/2020

Como Citar

Hatzenberger, P. M. F., & Wenczenovicz, P. D. J. (2020). EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS E ENSINO RELIGIOSO: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3992