ENSINO DAS ARTES EM QUESTÃO: FORMAÇÃO HUMANA, ESCOLA PUBLICA E ATUAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Luciana Tosta Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mariane Fernandes Catanzaro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Monique Andries Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3980

Resumo

O presente artigo trata da importância do Ensino de Artes para a formação humana, considerando desafios e problemas que emergem nos processos educativos, no contexto da escola pública. A partir da análise crítica de bibliografia, são postas em destaque algumas categorias centrais na organização de práticas educativas emancipatórias, em particular daquelas que se voltam para a construção do conhecimento artístico, tais como subjetividade e criatividade. No mesmo patamar, são assinalados conjuntos de questões que, embora não sejam exclusivas da docência no campo da Arte, integram o conjunto mais amplo de problemáticas que interferem na atuação do professor, no cenário de inúmeras tensões de naturezas diversas no qual se encontra a educação escolar publica, hoje, no Brasil. Os diálogos estabelecidos, além das diferentes referências teóricas vinculadas aos temas específicos, foram orientados pelo conceito de “emancipação” de Theodor Adorno, que traz em seu bojo a ideia de transformação da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Tosta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Artes Cênicas (UNIRIO). Professora de Artes Cênicas da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Graduada em Artes Cênicas.

Mariane Fernandes Catanzaro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Educação e Processos Formativos Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora de Artes Visuais da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Graduada em Educação Artística com Habilitação em História da Arte.

Monique Andries Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (USP). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

28/10/2020

Como Citar

Tosta, L., Catanzaro, M. F., & Nogueira, M. A. (2020). ENSINO DAS ARTES EM QUESTÃO: FORMAÇÃO HUMANA, ESCOLA PUBLICA E ATUAÇÃO DOCENTE. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3980