ENSINO DAS ARTES EM QUESTÃO: FORMAÇÃO HUMANA, ESCOLA PUBLICA E ATUAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3980Resumen
O presente artigo trata da importância do Ensino de Artes para a formação humana, considerando desafios e problemas que emergem nos processos educativos, no contexto da escola pública. A partir da análise crítica de bibliografia, são postas em destaque algumas categorias centrais na organização de práticas educativas emancipatórias, em particular daquelas que se voltam para a construção do conhecimento artístico, tais como subjetividade e criatividade. No mesmo patamar, são assinalados conjuntos de questões que, embora não sejam exclusivas da docência no campo da Arte, integram o conjunto mais amplo de problemáticas que interferem na atuação do professor, no cenário de inúmeras tensões de naturezas diversas no qual se encontra a educação escolar publica, hoje, no Brasil. Os diálogos estabelecidos, além das diferentes referências teóricas vinculadas aos temas específicos, foram orientados pelo conceito de “emancipação” de Theodor Adorno, que traz em seu bojo a ideia de transformação da sociedade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.