IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS DO RACISMO NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Aline Rocha Bezerra Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)/ Instituto Federal do Piauí (IFPI)
  • Tânia Aparecida Kuhnen Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3965

Resumo

No espaço escolar, membros de grupos subalternizados, como é o caso dos alunos negros, são frequentemente considerados “problema” e encaminhados para atendimento psicológico. Se o psicólogo escolar não estiver atento à temática racial, poderá tratar a situação como se fosse um problema da criança ou adolescente e de sua família, negligenciando o sistema estrutural do racismo e a necessidade de seu enfrentamento. Com base nisso, este artigo tem como objetivo investigar a construção do racismo enquanto matriz colonial e técnica de manutenção do poder e suas implicações psicológicas nas instituições escolares. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, situada dentro do paradigma dos estudos decoloniais. Constatou-se que mesmo com o fim do colonialismo moderno, o racismo se mantém de forma naturalizada nos esquemas culturais e que os alunos negros suportam grande número de humilhações durante os anos de escolarização. Queixas encaminhadas ao psicólogo são muitas vezes consequência do racismo a que esses alunos estão submetidos cotidianamente, o que pressupõe uma atuação da escola como agente positivo no processo de estruturação da identidade negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Rocha Bezerra, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)/ Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (2014) e especialização em Gestalt Terapia com Ênfase em Psicoterapia. Atualmente trabalha como Psicóloga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI.

Tânia Aparecida Kuhnen, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Doutora, Mestre e Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS).

Downloads

Publicado

28/10/2020

Como Citar

Bezerra, A. R., & Kuhnen, T. A. (2020). IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS DO RACISMO NO ESPAÇO ESCOLAR. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3965