IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS DO RACISMO NO ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3965Resumen
No espaço escolar, membros de grupos subalternizados, como é o caso dos alunos negros, são frequentemente considerados “problema” e encaminhados para atendimento psicológico. Se o psicólogo escolar não estiver atento à temática racial, poderá tratar a situação como se fosse um problema da criança ou adolescente e de sua família, negligenciando o sistema estrutural do racismo e a necessidade de seu enfrentamento. Com base nisso, este artigo tem como objetivo investigar a construção do racismo enquanto matriz colonial e técnica de manutenção do poder e suas implicações psicológicas nas instituições escolares. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, situada dentro do paradigma dos estudos decoloniais. Constatou-se que mesmo com o fim do colonialismo moderno, o racismo se mantém de forma naturalizada nos esquemas culturais e que os alunos negros suportam grande número de humilhações durante os anos de escolarização. Queixas encaminhadas ao psicólogo são muitas vezes consequência do racismo a que esses alunos estão submetidos cotidianamente, o que pressupõe uma atuação da escola como agente positivo no processo de estruturação da identidade negra.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.