IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS DO RACISMO NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores/as

  • Aline Rocha Bezerra Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)/ Instituto Federal do Piauí (IFPI)
  • Tânia Aparecida Kuhnen Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3965

Resumen

No espaço escolar, membros de grupos subalternizados, como é o caso dos alunos negros, são frequentemente considerados “problema” e encaminhados para atendimento psicológico. Se o psicólogo escolar não estiver atento à temática racial, poderá tratar a situação como se fosse um problema da criança ou adolescente e de sua família, negligenciando o sistema estrutural do racismo e a necessidade de seu enfrentamento. Com base nisso, este artigo tem como objetivo investigar a construção do racismo enquanto matriz colonial e técnica de manutenção do poder e suas implicações psicológicas nas instituições escolares. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, situada dentro do paradigma dos estudos decoloniais. Constatou-se que mesmo com o fim do colonialismo moderno, o racismo se mantém de forma naturalizada nos esquemas culturais e que os alunos negros suportam grande número de humilhações durante os anos de escolarização. Queixas encaminhadas ao psicólogo são muitas vezes consequência do racismo a que esses alunos estão submetidos cotidianamente, o que pressupõe uma atuação da escola como agente positivo no processo de estruturação da identidade negra.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Aline Rocha Bezerra, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)/ Instituto Federal do Piauí (IFPI)
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (2014) e especialização em Gestalt Terapia com Ênfase em Psicoterapia. Atualmente trabalha como Psicóloga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI.
  • Tânia Aparecida Kuhnen, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

    Doutora, Mestre e Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS).

Publicado

2020-10-28

Cómo citar

IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS DO RACISMO NO ESPAÇO ESCOLAR. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3965