Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Revista Educação, Cultura e Sociedade
Início
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Periódicos UNEMAT
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 10 No. 3 (2020): Edição Especial
Vol. 10 No. 3 (2020): Edição Especial
Published:
2020-10-28
Artigos
A DISCRIMINAÇÃO DA INTELLIGENTSIA NO CAMPO CIENTÍFICO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3943
Roberta Areas, Ademir E. Santana, Márcia C. Barbosa
PDF (Portuguese)
O PEDAGOGO E A QUESTÃO “AMBIENTAL” NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3948
Lucas de Vasconcelos Soares, Marilene Maria Aquino Castro de Barros
PDF (Portuguese)
DIVERSIDADE BIOCULTURAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3949
Thaliana Cruz Dantas, Mariana Guelero do Valle
PDF (Portuguese)
CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS RECENTES SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4047
Etiane Fátima Theodoroski
PDF (Portuguese)
EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: (COR) POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3954
Cintia de Oliveira Pontes Rosa, Anne Caroline Pereira Arruda, Michelle Bocchi Gonçalves
PDF (Portuguese)
OS PROJETOS DE TRABALHO COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3955
Cintia Chung Marques Corrêa, Natany Bersan
PDF (Portuguese)
CONHECIMENTO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE SOBRE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM ESTADO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3960
Silvia Mara de Souza Halick, Maria Cecília Da Lozzo Garbelini, Leide da Conceição Sanches
PDF (Portuguese)
PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE FAVORECERAM A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTIFICAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3975
Ana Lidia Penteado Urban, Luci Pastor Manzoli
PDF (Portuguese)
IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS DO RACISMO NO ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3965
Aline Rocha Bezerra, Tânia Aparecida Kuhnen
PDF (Portuguese)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DOS PROJETOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA FRONTEIRA OESTE DO RS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3969
Paula Ernestina Leal de Oliveira Cardoso, Marcus Vinícius Morini Querol
PDF (Portuguese)
O PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLA RURAL E URBANA DE UM MUNICÍPIO DA FRONTEIRA OESTE DO RS.
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3981
Sâmela Taís Gonzalez do Prado, Luciano de Oliveira, Raquel Ruppenthal
PDF (Portuguese)
SER EDUCADORA DE BEBÊS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS INSPIRADOS NA ABORDAGEM PIKLERIANA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3983
Gabriela Vieira Soares de Abreu, Gabriela Dal Forno Martins
PDF (Portuguese)
EDUCAÇÃO INFANTIL CONECTADA: JOGOS DIGITAIS, CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3940
Tereza Cristina Abreu, Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa, Maria Audenora das Neves Silva Martins
PDF (Portuguese)
INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3937
Kalline Flávia Silva de Lira
PDF (Portuguese)
O ENSINO DO GÊNERO CONTO DE TERROR: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3941
Caio Castro
PDF (Portuguese)
UM OLHAR SOBRE A PINTURA CONTEMPORÂNEA: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA ARTE.
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4012
Maria Auxiliadora Almeida, Reinaldo Gomes Arruda
PDF (Portuguese)
A PRODUÇÃO DA CRENÇA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE BOURDIEUSIANA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3847
Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
PDF (Portuguese)
DERECHOS HUMANOS, EDUCACIÓN Y NEOLIBERALISMO, O LA ESPERA A GODOT
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4163
Jaime Vicente Chuchuca Serrano
PDF (Portuguese)
FORMAÇÃO DOCENTE INSTITUINTE NAS ÁGUAS ALFABETIZADORAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3977
Elizabeth Orofino Lucio
PDF (Portuguese)
EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS E ENSINO RELIGIOSO: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3992
Professor Mestre Felipe Hatzenberger, Professora Doutora Janaina Wenczenovicz
PDF (Portuguese)
DECOLONIALIZAR A NOSSA MENTE PARA INTERCULTURALIZAR-NOS: UMA APROXIMAÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4005
Laura Marcela Cubides Sánchez, Fabiana Soares Fernandes Leal
PDF (Portuguese)
LETRAMENTO DE RESISTÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: AÇÕES DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO LEITORA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3932
Rosely de Oliveira Macário, Linduarte Pereira Rodrigues
PDF (Portuguese)
A RELAÇÃO DE DISTINÇÃO E SEMELHANÇA ENTRE O USO E A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3929
Saulo Eduardo Ribeiro, Eliane Schlemmer
PDF (Portuguese)
ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM NÍVEL SUPERIOR DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3964
Joaklebio Alves da Silva, Monica Lopes Folena Araújo
PDF (Portuguese)
O CONSENSO EM RELAÇÃO À NOÇÃO DE FORMA E OS LIMITES DA IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3971
Juliana Labatut Portilho
PDF (Portuguese)
AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E A INTERAÇÃO COMUNICATIVA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3968
Rosalvo Nobre Carneiro, Marizete Batista do Nascimento
PDF (Portuguese)
ENSINO DAS ARTES EM QUESTÃO: FORMAÇÃO HUMANA, ESCOLA PUBLICA E ATUAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3980
Luciana Tosta, Mariane Fernandes Catanzaro, Monique Andries Nogueira
PDF (Portuguese)
A COMUNICAÇÃO NOS SABERES DO FUTURO E NOS DIFERENTES ASPECTOS DO ENSINO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3897
George de Salles Canfield, Taís Steffenello Ghisleni, Elsbeth Léia Spode Becker
PDF (Portuguese)
TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE PERNAMBUCO: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E MONITORAMENTO DO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3904
Emanuelle de Souza Barbosa, Katharine Ninive Pinto Silva, Thamyrys Fernanda Cândido de Lima
PDF (Portuguese)
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E BEM ESTAR DOS UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3974
Débora Maria Biesek, Giseli Monteiro Gagliotto
PDF (Portuguese)
BIOMA PAMPA: COMPREENSÕES PRÉVIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS COM DIFERENTE PERFIL SOCIOAMBIENTAL DE ALEGRETE-RS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3957
Débora Velasque de Souza, Ailton Jesus Dinardi, Karina Braccini Pereira
PDF (Portuguese)
NECROPOLÍTICA, MEMÓRIA E PODER: FACES DE UMA POLÍTICA DE OPRESSÃO SOB UM OLHAR DISCURSIVO
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4157
Elaine Pereira Daróz, Maria Beatriz Ribeiro Prandi-Gonçalves
PDF (Portuguese)
RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA E ENSINO RELIGIOSO NO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO PARANÁ DE 2007 A 2016: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3966
Maritana Drescher da Cruz, Lucimar Rosa Dias
PDF (Portuguese)
Resenhas
CORPOS AMEAÇADOS: SILENCIAMENTOS E NEGAÇÕES NO ÂMBITO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4024
Alan Camargo Silva
PDF (Portuguese)
Apresentação
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4217
Lucio José Dutra Lord
PDF (Portuguese)
Editorial
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4220
Lucio José Dutra Lord
PDF (Portuguese)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Language
English
Español
Português
Make a Submission
Make a Submission
CONSTRUÇÃO DE SABERES MEDIANTE A OBSERVAÇÃO EM ESPAÇO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR
400
Educação como redenção, reprodução e transformação
201
Uso da tecnologia para idosos: perfil, motivações, interesses e dificuldades
85
Processos de produção textual e compreensão na perspectiva sociointerativa
80
Ler e escrever: práticas de letramento
76