ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM NÍVEL SUPERIOR DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3964Resumo
Considerando o proposto pela Lei 10.639/2003, que dispõe da obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar, percebemos que é necessário tratar das relações étnico-raciais desde a formação inicial dos professores, pois a mesma precisa caminhar à luz dos documentos legais que norteiam este processo. Assim, analisamos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica abordam as relações étnico-raciais. O presente trabalho é de abordagem qualitativa e consiste em uma pesquisa documental cujos dados foram tratados pela análise de conteúdo. A pesquisa revelou que as relações étnico-raciais são abordadas nas diretrizes a partir da diversidade étnico-racial. Esta diversidade é posta ao decorrer de todo documento, apontando a necessidade de respeitar, valorizar, considerar e reconhecer a mesma no contexto da formação inicial e continuada dos profissionais do magistério.
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