ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM NÍVEL SUPERIOR DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Joaklebio Alves da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3964

Resumo

Considerando o proposto pela Lei 10.639/2003, que dispõe da obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar, percebemos que é necessário tratar das relações étnico-raciais desde a formação inicial dos professores, pois a mesma precisa caminhar à luz dos documentos legais que norteiam este processo. Assim, analisamos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica abordam as relações étnico-raciais. O presente trabalho é de abordagem qualitativa e consiste em uma pesquisa documental cujos dados foram tratados pela análise de conteúdo. A pesquisa revelou que as relações étnico-raciais são abordadas nas diretrizes a partir da diversidade étnico-racial. Esta diversidade é posta ao decorrer de todo documento, apontando a necessidade de respeitar, valorizar, considerar e reconhecer a mesma no contexto da formação inicial e continuada dos profissionais do magistério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaklebio Alves da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestre em Educação (UPE). Licenciado em Ciências Biológicas (FADIMAB).

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil. Doutora em Educação e Mestra em Ensino das Ciências.

Downloads

Publicado

28/10/2020

Como Citar

Silva, J. A. da, & Araújo, M. L. F. (2020). ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM NÍVEL SUPERIOR DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3964