ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM NÍVEL SUPERIOR DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Joaklebio Alves da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3964

Resumen

Considerando o proposto pela Lei 10.639/2003, que dispõe da obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar, percebemos que é necessário tratar das relações étnico-raciais desde a formação inicial dos professores, pois a mesma precisa caminhar à luz dos documentos legais que norteiam este processo. Assim, analisamos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica abordam as relações étnico-raciais. O presente trabalho é de abordagem qualitativa e consiste em uma pesquisa documental cujos dados foram tratados pela análise de conteúdo. A pesquisa revelou que as relações étnico-raciais são abordadas nas diretrizes a partir da diversidade étnico-racial. Esta diversidade é posta ao decorrer de todo documento, apontando a necessidade de respeitar, valorizar, considerar e reconhecer a mesma no contexto da formação inicial e continuada dos profissionais do magistério.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Joaklebio Alves da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestre em Educação (UPE). Licenciado em Ciências Biológicas (FADIMAB).
  • Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil. Doutora em Educação e Mestra em Ensino das Ciências.

Publicado

2020-10-28

Cómo citar

ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM NÍVEL SUPERIOR DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3964