EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DOS PROJETOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA FRONTEIRA OESTE DO RS

Autores

  • Paula Ernestina Leal de Oliveira Cardoso Universidade Federal do Pampa
  • Marcus Vinícius Morini Querol Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3969

Resumo

A educação ambiental se faz necessária como uma construtora de sujeitos conscientes do seu papel ativo diante da gigantesca luta em prol do meio ambiente. Esta pesquisa pretende analisar os Projetos Políticos-Pedagógicos de cinco escolas, situadas em um município da fronteira oeste. As referidas escolas foram escolhidas estrategicamente, em relação a sua localização geográfica e a rede de educação a qual pertencem, tratando-se de escolas da rede pública estadual (EP) e escolas da rede privada (EPR). Serão utilizados descritores para discorrer se os referidos documentos abordam temas como educação ambiental, resíduos sólidos, lixo e meio ambiente. O estudo segue a discussão pautado no que nos diz a literatura e a legislação sobre o Projeto Político Pedagógico, Educação ambiental e Resíduos Sólidos e suas extremas relevâncias socioambientais. As análises foram efetuadas através da leitura dos documentos. E na sequencia nos materiais impressos, forma efetuados grifos para a contabilização dos termos e nos documentos em PDF, a pesquisa foi desenvolvida a partir da caixa de procura, onde foi escrito os vocábulos investigados. Concluiu-se que quatro dos cinco documentos necessitam atualização da sua redação. Entre os Projetos Políticos-Pedagógicos estudados, somente dois apresentam mais claramente as ações pedagógicas-ambientais a serem executadas. As demais escolas necessitam explicitar e ampliar a discussão acerca da educação ambiental nos seus documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Ernestina Leal de Oliveira Cardoso, Universidade Federal do Pampa

Pedagoga - Especialista em Ensino de Ciências - Mestranda no PPG Educação em Ciências Química da Vida e Saúde - Membra do grupo NUPILABRU - Núcleo de Pesquisa em Ictiologia e Limnologia e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (Unipampa)

Marcus Vinícius Morini Querol, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Biociência (PUCRS) - Líder do grupo NUPILABRU - Núcleo de Pesquisa em Ictiologia e Limnologia e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (Unipampa)- Vice Reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Downloads

Publicado

28/10/2020

Como Citar

Leal de Oliveira Cardoso, P. E., & Morini Querol, M. V. (2020). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DOS PROJETOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA FRONTEIRA OESTE DO RS. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3969