EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DOS PROJETOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA FRONTEIRA OESTE DO RS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3969Abstract
A educação ambiental se faz necessária como uma construtora de sujeitos conscientes do seu papel ativo diante da gigantesca luta em prol do meio ambiente. Esta pesquisa pretende analisar os Projetos Políticos-Pedagógicos de cinco escolas, situadas em um município da fronteira oeste. As referidas escolas foram escolhidas estrategicamente, em relação a sua localização geográfica e a rede de educação a qual pertencem, tratando-se de escolas da rede pública estadual (EP) e escolas da rede privada (EPR). Serão utilizados descritores para discorrer se os referidos documentos abordam temas como educação ambiental, resíduos sólidos, lixo e meio ambiente. O estudo segue a discussão pautado no que nos diz a literatura e a legislação sobre o Projeto Político Pedagógico, Educação ambiental e Resíduos Sólidos e suas extremas relevâncias socioambientais. As análises foram efetuadas através da leitura dos documentos. E na sequencia nos materiais impressos, forma efetuados grifos para a contabilização dos termos e nos documentos em PDF, a pesquisa foi desenvolvida a partir da caixa de procura, onde foi escrito os vocábulos investigados. Concluiu-se que quatro dos cinco documentos necessitam atualização da sua redação. Entre os Projetos Políticos-Pedagógicos estudados, somente dois apresentam mais claramente as ações pedagógicas-ambientais a serem executadas. As demais escolas necessitam explicitar e ampliar a discussão acerca da educação ambiental nos seus documentos.
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