CONHECIMENTO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE SOBRE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM ESTADO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3960Resumo
RESUMO
Esta pesquisa buscou conhecer a percepção de docentes do ensino superior em saúde sobre estudantes universitários com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Foram entrevistados 33 docentes de 11 cursos da área da saúde de Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Paraná. Pesquisa de abordagem qualitativa sob o aporte de Minayo (2014), cujos resultados apontaram que os docentes entendem a inclusão como estratégia para acolher e atender o estudante em suas necessidades de aprendizado. Os pontos críticos para a inclusão efetiva foram a capacitação profissional, as especificidades do estudante e a inoperância do suporte ao professor. O estudo demonstrou que os docentes estão disponíveis para atender tal demanda, porém, há necessidade de capacitá-los ao atendimento de pessoas com NEE. Percebeu-se que essa realidade é permeada pela insegurança do docente e, por vezes, desistência do estudante em meio à falta de recursos adequados à sua forma de aprendizado. Portanto, se faz necessário o entendimento da educação por meio de uma perspectiva inclusiva, a qual vislumbre a qualificação e o investimento de recursos tecnológicos e humanos, de modo que o respeito à diversidade corrobore para a promoção da aprendizagem significativa.
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