EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: (COR) POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Cintia de Oliveira Pontes Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Anne Caroline Pereira Arruda Universidade Federal do Paraná
  • Michelle Bocchi Gonçalves Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3954

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões teóricas sobre a criança da educação infantil, suas necessidades e interesses, além dos objetivos de ensino para essa faixa etária. Os objetivos foram compreender os processos relacionados ao corpo e movimento na educação infantil, bem como elencar possibilidades de um trabalho interdisciplinar na perspectiva de uma educação performativa. Sabe-se que jogos e brincadeiras fazem parte do cotidiano da Educação Infantil, porém nem sempre apresentam objetivos pedagógicos concretos. Além disso, há sequências de atividades escolarizadas, que não prezam pelo corpo da criança em movimento. Para conduzir a discussão, abordamos um breve histórico da educação infantil no Brasil. Em seguida, refletimos sobre a performance na Educação e as possibilidades de trabalhar com esse corpo infantil, atendendo, assim, as demandas dessa etapa educacional. A partir da análise teórica, concluiu-se que a criança tem o brincar como linguagem, sendo, portanto, de vital importância um trabalho interdisciplinar na educação infantil. Ao relacionar arte, educação física e pedagogia é possível formar um conjunto performativo de experiências. No entanto não se trata de uma didatização da performance, ou uma metodologia engessada em normas e procedimentos. Trata-se de uma atitude e não um método rígido de trabalho. A educação performativa possibilita um espaço de valorização do corpo, das narrativas e da troca de papéis. Uma dialética entre corpo e mente.

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Biografia do Autor

Cintia de Oliveira Pontes Rosa, Universidade Federal do Paraná

Professora e pesquisadora da área de Linguagem. Doutoranda em Educação pela Linha de Pesquisa LICORES Linguagem, Corpo e Estética na Educação - Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR). Estuda Sentidos de Leitura Literária pelo viés da Análise do Discurso de Linha Francesa. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná - Teoria e Prática de Ensino (PPGE-Tpen/UFPR). Graduada em Licenciatura em Letras-Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2003) e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2019). Pós graduação em Educação Especial (2004) e Distúrbios de aprendizagem (2016). Atualmente é professora de sala de recursos do Governo do Estado do Paraná e professora aulista da Rede Adventista de Educação, na área de linguagem.

Anne Caroline Pereira Arruda, Universidade Federal do Paraná

Pesquisadora da temática Educação Performativa. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, vinculado a linha de pesquisa Linguagem, corpo e estética na Educação. Mestra em Educação pelo programa de Pós-graduação em Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Elite/UFPR/CNPq ? Laboratório de estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades. Seus estudos têm sido na área da Educação Performativa, as concepções performáticas de corpo no discurso de estudantes da Educação Infantil, como também a formação continuada do professor pelo viés da Educação Performativa. Possui interesse nos estudos da Análise de Discurso de Linha Francesa. É graduada em Pedagogia e pós-graduada em psicopedagogia.

Michelle Bocchi Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Professora da Universidade Federal do Paraná, lotada no Departamento de Teoria e Prática de Ensino - Setor de Educação (Curitiba/PR). Entre 2014 e 2019 atuou na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza (Setor Litoral/Matinhos/UFPR). É professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR - Linha de Pesquisa LICORES: Linguagem, Corpo e Estética na Educação) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE: TPEn/UFPR). Doutora em Educação e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. É Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas - Biotecnologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e especialista em Ciência e Tecnologia Ambiental (UNIVALI). Realizou Pós-Doutorado em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI. É líder do Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq) e integra os grupos de pesquisa Processos Formativos e Linguagens na Educação em Ciências da Natureza (UFPR/CNPq) e Contextos da Educação da Criança (UNIVALI/CNPq). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Ciências, Ensino de Biologia, Educação performativa, Corpo e Análise do Discurso de linha francesa.

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Publicado

28/10/2020

Como Citar

Pontes Rosa, C. de O., Pereira Arruda, A. C., & Gonçalves, M. B. (2020). EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: (COR) POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3954