EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: (COR) POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3954Resumen
Este trabalho apresenta reflexões teóricas sobre a criança da educação infantil, suas necessidades e interesses, além dos objetivos de ensino para essa faixa etária. Os objetivos foram compreender os processos relacionados ao corpo e movimento na educação infantil, bem como elencar possibilidades de um trabalho interdisciplinar na perspectiva de uma educação performativa. Sabe-se que jogos e brincadeiras fazem parte do cotidiano da Educação Infantil, porém nem sempre apresentam objetivos pedagógicos concretos. Além disso, há sequências de atividades escolarizadas, que não prezam pelo corpo da criança em movimento. Para conduzir a discussão, abordamos um breve histórico da educação infantil no Brasil. Em seguida, refletimos sobre a performance na Educação e as possibilidades de trabalhar com esse corpo infantil, atendendo, assim, as demandas dessa etapa educacional. A partir da análise teórica, concluiu-se que a criança tem o brincar como linguagem, sendo, portanto, de vital importância um trabalho interdisciplinar na educação infantil. Ao relacionar arte, educação física e pedagogia é possível formar um conjunto performativo de experiências. No entanto não se trata de uma didatização da performance, ou uma metodologia engessada em normas e procedimentos. Trata-se de uma atitude e não um método rígido de trabalho. A educação performativa possibilita um espaço de valorização do corpo, das narrativas e da troca de papéis. Uma dialética entre corpo e mente.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.