FORMAÇÃO DOCENTE INSTITUINTE NAS ÁGUAS ALFABETIZADORAS

Autores

  • Elizabeth Orofino Lucio Universidade Federal do Pará/Docente

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3977

Resumo

A partir da experiência do Fórum de Alfabetização Leitura e Escrita Flor do Grão Pará, o qual congrega professores/as do Estado do Pará em torno de questões sobre a prática alfabetizadora, discutimos o desafio do ensinoaprendizagem inicial da leitura e da escrita, na Amazônia imersa na oralidade, e o desafio de um processo de formação de professores centrado na dialogicidade e na ecologia dos saberes. Defendemos que a dissimetria e a flutuação das posições discursivas estejam no centro das preocupações da formação permanente docente, em que cada integrante é concebido como autor da formação. Buscamos socializar ações vividas e refletidas no espaço de formação instituinte, considerando o ir e vir das águas alfabetizadoras, visibilizando a cultura amazônida e potencializando-a nos currículos.

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Biografia do Autor

  • Elizabeth Orofino Lucio, Universidade Federal do Pará/Docente
    ossui graduação em Licenciatura Plena em Letras, Hab.: Port/Lit pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Especialista em Informática Aplicada a Educação(UCB-2003), Gramática Gerativa e Cognição(UFRJ-2003), Mestrado (UFRJ-2010) e Doutorado (UFRJ-2016) em Educação na linha Currículo, Linguagens e Formação de Professores pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2014, realizou como bolsista da Capes/PSDE, estudos de Doutorado Sanduíche no Exterior no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, atua no Instituto de Educação Matemática e Científica na Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, na cadeira de Teoria e Prática da Alfabetização (Edital nº 277, de 18 de agosto de 2016,Diário oficial da união 25 de janeiro de 2017) e docente do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior ? PPGCIMES. Durante 22 anos foi professor docente II e I Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como professora substituta na UFRJ no curso de Pedagogia, no Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e conteudista de língua portuguesa da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, supervisora do MEC no PNAIC e formadora do Pró-letramento, Olimpíadas de Língua portuguesa e do Programa Mídias na Educação. É professora colaboradora da especialização CESPEB-Alfabetização Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro LEDUC-UFRJ. Fundadora, coordenadora e líder do Laboratório Sertão das Águas: alfabetização, leitura, escrita, literatura, formação e trabalho docente, do Grupo de Estudos e Pesquisa GEPASEA (CNPQ), do Fórum de Alfabetização, leitura e escrita Flor do Grão Pará e do Clube de Leitura Tertúlias do Grão Pará. Integra a Associação Brasileira de Alfabetização e a Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad/UNIRIO/Brasil) .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, didática da formação, alfabetização, leitura , escrita, literatura infanto-juvenil, cibercultura e política pública.

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Publicado

28/10/2020

Como Citar

FORMAÇÃO DOCENTE INSTITUINTE NAS ÁGUAS ALFABETIZADORAS. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3977