FORMAÇÃO DOCENTE INSTITUINTE NAS ÁGUAS ALFABETIZADORAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3977Resumo
A partir da experiência do Fórum de Alfabetização Leitura e Escrita Flor do Grão Pará, o qual congrega professores/as do Estado do Pará em torno de questões sobre a prática alfabetizadora, discutimos o desafio do ensinoaprendizagem inicial da leitura e da escrita, na Amazônia imersa na oralidade, e o desafio de um processo de formação de professores centrado na dialogicidade e na ecologia dos saberes. Defendemos que a dissimetria e a flutuação das posições discursivas estejam no centro das preocupações da formação permanente docente, em que cada integrante é concebido como autor da formação. Buscamos socializar ações vividas e refletidas no espaço de formação instituinte, considerando o ir e vir das águas alfabetizadoras, visibilizando a cultura amazônida e potencializando-a nos currículos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.