SER EDUCADORA DE BEBÊS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS INSPIRADOS NA ABORDAGEM PIKLERIANA

Autores

  • Gabriela Vieira Soares de Abreu Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Dal Forno Martins Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3983

Resumo

O presente artigo teve como objetivo realizar um mapeamento sistemático de teses e dissertações sobre as práticas das educadoras com os bebês de 0 a 3 anos, no contexto da Educação Infantil, que estivessem alinhadas com os princípios piklerianos ou que tivessem a abordagem pikleriana como foco central. De maneira mais específica, pretendeu-se compreender o que os estudos inspirados nesta abordagem estão indicando em relação ao papel da educadora de bebês. Para tanto, com o intuito de fazer uma busca ampliada e que considerasse as diferentes posições relativas à temática, utilizou-se a metodologia de Estado do Conhecimento. Os resultados apontaram que no Brasil a abordagem pikleriana ainda é pouco difundida, seus princípios e conceitos estão, aos poucos, ganhando espaço nas universidades. Além disso, os estudos indicam que ao compreender que os bebês são sujeitos competentes, com desejos e vontades, a educadora precisa repensar a sua ação, sendo responsiva, observadora, pesquisadora, sempre refletindo sobre sua prática, propiciando um espaço/ambiente rico para o desenvolvimento e aprendizagem dos bebês.

Palavras-chave: abordagem pikleriana; creche; berçário; docência; educadora.

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Biografia do Autor

  • Gabriela Vieira Soares de Abreu, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Pedagoga e Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da PUCRS. Integrante do NEPAPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos)
  • Gabriela Dal Forno Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Pós-doutoranda e Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da PUCRS. Integrante do NEPAPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos)

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Publicado

28/10/2020

Como Citar

SER EDUCADORA DE BEBÊS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS INSPIRADOS NA ABORDAGEM PIKLERIANA. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3983