SER EDUCADORA DE BEBÊS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS INSPIRADOS NA ABORDAGEM PIKLERIANA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3983Resumo
O presente artigo teve como objetivo realizar um mapeamento sistemático de teses e dissertações sobre as práticas das educadoras com os bebês de 0 a 3 anos, no contexto da Educação Infantil, que estivessem alinhadas com os princípios piklerianos ou que tivessem a abordagem pikleriana como foco central. De maneira mais específica, pretendeu-se compreender o que os estudos inspirados nesta abordagem estão indicando em relação ao papel da educadora de bebês. Para tanto, com o intuito de fazer uma busca ampliada e que considerasse as diferentes posições relativas à temática, utilizou-se a metodologia de Estado do Conhecimento. Os resultados apontaram que no Brasil a abordagem pikleriana ainda é pouco difundida, seus princípios e conceitos estão, aos poucos, ganhando espaço nas universidades. Além disso, os estudos indicam que ao compreender que os bebês são sujeitos competentes, com desejos e vontades, a educadora precisa repensar a sua ação, sendo responsiva, observadora, pesquisadora, sempre refletindo sobre sua prática, propiciando um espaço/ambiente rico para o desenvolvimento e aprendizagem dos bebês.
Palavras-chave: abordagem pikleriana; creche; berçário; docência; educadora.
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