OS ESPAÇOS DE (NÃO) FALA DAS CRIANÇAS NAS IDADES MÉDIA, MODERNA E CONTEMPORÂNEA

CRIANÇA-ADULTO, FILHO-ALUNO E SUJEITO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.8801

Palavras-chave:

Crianças, Infâncias , Fala, Linguagem, História

Resumo

Neste artigo, realizamos reflexões sobre os espaços de fala das crianças, ou a ausência desse espaço e, portanto, da voz infantil, a partir de três imagens da infância – criança-adulto, filho-aluno e sujeito social relacionadas, respectivamente, aos períodos da Idade Média, Moderna e Contemporânea. Para isso, fundamentamo-nos nos seguintes autores: Ariès (2006), Rousseau (1995), Heywood (2004), Sarmento (2007) e Zabalza (1998). A metodologia inscreve-se em um estudo bibliográfico, por meio do qual construímos nossas reflexões. As análises demonstram que os espaços de fala das crianças foram mudando em consonância com as mudanças nas concepções de infâncias e crianças ao longo desses períodos e sinalizam que as crianças vêm conquistando seus espaços de fala nas sociedades contemporâneas, a partir do entendimento de que elas compõem um grupo social específico que tem direitos e tem voz.

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Biografia do Autor

Silvana de Medeiros da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Natal RN e da Rede Estadual do RN. Pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Educação Infantil pela UFRN e especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual do Maringá (UEM). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN.

Mariangela Momo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora associada ao Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pesquisadora do Grupo de Pesquisa Crianças, Infâncias, Cultura e Educação (UFRN) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Possui graduação em Pedagogia, especialização em Educação Infantil e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. (UnB).

 

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Publicado

20/12/2023

Como Citar

da Silva, S. de M., & Momo, M. (2023). OS ESPAÇOS DE (NÃO) FALA DAS CRIANÇAS NAS IDADES MÉDIA, MODERNA E CONTEMPORÂNEA : CRIANÇA-ADULTO, FILHO-ALUNO E SUJEITO SOCIAL. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(2), 103–112. https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.8801