Apresentação RELVA - Carta ao Leitor

Autores

  • Albina Pereira de Pinho SILVA Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Juara-MT
  • Jairo Luis Fleck FALCÃO

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v3i1.1455

Resumo

Juara (MT), setembro de 2016.
Prezados leitores e leitoras,


É com imensa satisfação que apresentamos a 3ª Edição da Revista de Educação do Vale do Arinos (v.3, n.1 jan- jul, 2016), versão Eletrônica da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara-MT, cuja composição abarca um conjunto de dez textos nacionais sobre diferentes temática e duas resenhas.
O artigo intitulado Reflexões sobre Gestão Democrática na Escola Pública: as instâncias colegiadas e o papel do gestor como desafios, de Juliana Barrachi Rocha, Rosimeire Aparecida Monteiro Silveira e Caroline Mari de Oliveira contextualiza o processo de desenvolvimento da gestão democrática, com ênfase em suas características e finalidades, no papel do gestor democrático e nas instâncias colegiadas que contribuem para a sua legitimação.
O artigo Educação e Escola para o Povo Munduruku: a visão de um professor indígena formado em licenciatura intercultural, de Valéria Melki Busin e Fabiana Cavalcante Lopes é produto de um estudo de caso com um professor indígena Munduruku. A pesquisa teve como principal objetivo investigar o sentido que esse professor atribui à Educação, à escola e ao ensino, em especial sob a ótica da cultura do povo Munduruku da aldeia Nova Munduruku (Terra Indígena Apiaká-Kayabi, em Juara, Mato Grosso).
Bullying na Educação Inclusiva, de Fabiana Bruna Gozer Dias e Ivone Pingoello aborda a temática bullying com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, bem como, os prejuízos que podem causar no processo de efetividade da educação especial inclusiva, posto que essa prática é uma violência de consequências severas para os envolvidos, e estas ações são ainda mais graves com os alunos com necessidades educacionais especiais, que se deparam com atitudes preconceituosas e violentas, de pessoas que não aprenderam ainda a conviver com as diferenças.
No artigo intitulado Dormi Profissional, Acordei Professor: estudo sobre o fazer didático pedagógico do professor do curso de Administração, Sirlene Aparecida Takeda Bresciani, Clóvis Nicanor Kassick, Fabiano Takeda e Gildete Evangelista da Silva discutem resultados parciais de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo consistiu em compreender o fazer didático pedagógico do professor do curso de Administração ofertado por uma universidade privada do Noroeste Paranaense. Os dados produzidos pela pesquisa apontam que os professores assumem a docência sem ter escolhido ser professor e que ao longo de sua carreira
docente buscam a formação pedagógica via cursos de formação continuada na própria instituição, como também por meio de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. Ana Paula Barbosa, Ariele Mazoti Crubelati e Claudemir de Macedo apresentam o artigo A Importância do Cooperativismo no Fomento à Economia Solidária na Ótica da Educação Popular. A centralidade do texto volta-se para as discussões inerentes ao cooperativismo e manutenção da sociedade capitalista. Para isso, lançam mão de expoentes da Economia Solidária, Autogestão, Cooperativismo, Educação Popular além de cartilhas e outros documentos oficiais disponíveis nos órgãos específicos e que direcionam e incentivam essas políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da economia solidária em território nacional.
O artigo Representações Sociais de Meio Ambiente de Professores e Alunos de uma Escola Pública do Município de Juara, de Rosalia de Aguiar Araújo e Lilian Oliveira mapeia as Representações Sociais que professores e estudantes de uma escola pública municipal situada em Juara-MT possuem sobre meio ambiente.
No texto Feiras de Ciências na Escola e Formação Continuada de Professores: a construção de diálogos necessários, Reginaldo Vieira da Costa, Adenilse Silva de Jesus, Senilde Solange Catelan, Christiane V. C. dos Santos Zubler, Jeferson Lucas Zanin e José Paulo da Silva apresentam resultados parciais do projeto Feira de Ciências de Sinop – uma proposta de formação continuada para educadores com abordagem em investigação científica na Educação Básica, como pressuposto para organização, condução e realização de feiras de ciências nas escolas aliadas ao processo ensino-aprendizagem e à formação continuada dos educadores engajados na ação investigativa.
No artigo Os Jogos Matemáticos como Ferramenta Potencializadora no Ensino de Matemática na EJA: uma experiência desenvolvida numa escola do município de Juruena, Váléria Gomes Dias Von Ryn e Eberson Paulo Trevisan apresentam resultados de uma pesquisa sobre as potencialidades do uso de jogos matemáticos para melhorar o processo ensino e aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Juruena-MT.
O texto intitulado O Bife e a Pipoca, de Lygia Bojunga: opção pela emancipação do leitor, escrito por Liliane Lenz dos Santos e Aroldo José Abreu Pinto expõe as formas de como o gênero literário conduz o leitor a preencher as lacunas presentes na referida obra, posto que lhe possibilita a análise e reflexão sobre sua própria realidade e o mundo que o cerca.
Polyana Sampaio da Silva Scrimim e Ely Alves Miguel discutem O Gênero Resenha como Potencializador da Expressão Literária na Escola. Nesse texto, as autoras fazem a defesa
de que a leitura literária possibilita a identificação de diferentes leitores com o mesmo texto e, consequentemente, a produção de distintos sentidos que cada leitor produz ao fazer a interpretação da mesma obra. Com isso, elas asseveram que a escrita e divulgação de resenhas em sala de aula favorece a valorização do trabalho dos estudantes escritores e, ao mesmo tempo, incentiva a formação de novos leitores na escola.
Na resenha intitulada Análise Linguística: afinal a que se refere?, Mariana Rodrigues Athayde e Neusa Inês Philippsen apresentam a obra com vistas a fornecer importante contribuição no que se refere ao cumprimento da árdua tarefa de abordar diferentes concepções envolvidas no emprego da palavra “análise linguística”.
Jeffersson Dias Duarte e Albina Pereira de Pinho Silva resenham o livro intitulado Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. É uma obra que tematiza discussões sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) nas escolas, por isso é recomendada aqueles docentes que buscam ampliar seus conhecimentos sobre a temática, visto que se constitui excelente referencial para as pesquisas sobre letramento.

Albina Pereira de Pinho Silva e Jairo Luis Fleck Falcão
Coordenadores da Edição

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-10-05

Como Citar

SILVA, A. P. de P., & FALCÃO, J. L. F. (2016). Apresentação RELVA - Carta ao Leitor. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 3(1). https://doi.org/10.30681/relva.v3i1.1455

Edição

Seção

ARTIGOS