ANÁLISE DOS INDICADORES SOCIAIS INTERNOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS CERTIFICADAS PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO

Autores

  • Cleide Gonçalves Souza Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.
  • Flávio Amaral Oliveira Professor do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.
  • Luciênio Rosa e Silva Junior Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Professor do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v2i3.381

Resumo

O artigo tem como objetivo demonstrar os índices de investimentos sociais internos das médias e grandes empresas certificadas pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT); comparar entre as médias e grandes empresas certificadas pela ALMT os investimentos sociais internos no ano de 2010; descrever as razões que levam as empresas privadas de Mato Grosso publicarem Balanço Social (BS). A pesquisa deste estudo foi classificada como exploratória. Neste estudo o procedimento adotado foi de coleta de dados documental, extraído do sítio da Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) os Balanços Sociais das médias e grandes empresas (M.G.E.) que possuem o certificado de responsabilidade social. Foram feitos a soma dos investimentos anuais dos indicadores sociais de ambiente interno destas empresas, o quanto as empresas, investiram por ano, em seu ambiente interno. Nos resultados foram identificados que no ano de 2005 as 4 empresas investiram mais de R$17 milhões em indicadores de ambiente interno, um percentual de 2,66% da Receita Líquida. No ano de 2010, o qual foram 20 empresas, os investimentos foram mais de R$144 milhões, porém caiu o percentual em relação à Receita Líquida para 1,54%. Foi concluído que durante o período de 2005 a 2010 os Indicadores Sociais Internos que mais recebeu investimento foi da “alimentação” e o que teve menor valor investido foi de “creche ou auxílio creche”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASHLEY, Patrícia. A. “A mudança histórica do conceito de responsabilidade social empresarial”. In: ______ (coord.), Ética e responsabilidade social nos negócios. 2a ed. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 44-65.

COSTA, Tânia Maria Zambelli de Almeida, 2000. Organização e Responsabilidade Social. Disponível em <http://www.pauloangelim.com.br/artigos3_4.html> Acesso em 30 de abril de 2012.

BAGGENTOSS, Salli e DONADONE, Julio. A Difusão Da Responsabilidade Social: Enfoque No Certificado De Responsabilidade Social De Mato Grosso. 2009. Disponível em <http://www.teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/viewFile/212/159> Acesso em 10 de julho de 2012.

FREIRE-MAIA, Newton. A ciência por dentro. Petrópolis: Vozes, 1998

FREIRE, Fátima de Souza et al. Balanço Social Abrangente: ferramenta contábil eficaz para mensuração do papel social das empresas. Revista Brasileira de Contabilidade, CFC, Brasília: ano XXX n° 130, julho/agosto de 2001.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo – SP:Atlas, 2008.

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Responsabilidade Social – uma alavanca para sustentabilidade. 2004 Disponível em

<http://www.gestaoambiental.com.br/articles.php?id=34> Acesso em 28 de fevereiro de 2012

KRAEMER, M. E. P. TINOCO, J. E. P. Contabilidade e gestão ambiental. São Paulo: Atlas, 2004.

LISBOA NETO, Hidelfôncio. Organização das informações do balanço social em instituição financeira como instrumento de gestão de sua responsabilidade social. Dissertação de mestrado, Florianópolis, 2003,

MATO GROSSO, LEI Nº 7.687 DE 25 DE JUNHO DE 2002. Responsabilidade Social no Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

Disponível em:<http://www.balancosocial.org.br/media/lei7687MT.pdf> Acesso em 29 de fevereiro de 2012.

MATO GROSSO, ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA: Responsabilidade Social do Estado de Mato Grosso Certificado de Responsabilidade Social Disponível em <http://www.al.mt.gov.br/TNX/ http://www.al.mt.gov.br/TNX/index2.php?sid=245>

Acesso em 29de fevereiro 2012

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise Financeira de Balanços: uma abordagem Básica e Gerencial. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

NOGUEIRA, Carlos. 2005. Disponível em

<http://www.vemconcursos.com/opiniao/index.phtml?page_id=1828> Acesso em 28 de fevereiro de 2012

PAIVA, Paulo Roberto de. Contabilidade Ambiental: Evidenciação dos gastos ambientais com transparência e focada na prevenção. São Paulo: Atlas, 2003.

RIBEIRO, Magno Alves, TORRES, Ariel Lopes e ROCHA, Margarida Alves. Manual para elaboração e apresentação de monografias: com noções introdutórias de metodologia. Tangará da Serra-MT: UNEMAT, 2005.

ROSSETTI, José Paschoal. Contabilidade Social. 4ª Ed. Revista e atual. São Paulo: Atlas, 1988.

SANTOS, Carlos José Giudice dos, Tipos de pesquisa. Disponível em

http://www.oficinadapesquisa.com.br/_OF.TIPOS_PESQUISA.PDF acesso em 30/04/2012

SIQUEIRA, José Ricardo Maia de, CARVALHO, Fernanda de M. Regulamentações brasileiras de balanço social. Rio de Janeiro: UFJ, 2005.

SILVA, César Augusto Tibúrcio, FREIRE Fátima de Souza (organizadores). Balanço Social: teoria e prática: inclui o novo modelo do IBASE São Paulo: Atlas, 2001.

SOUZA, Diocesar Costa de S. e PACHECO, Vicente. O Balanço Social atende aos objetivos a que se propõe? Paraná: UFPR,

TINOCO, João Eduardo Prudêncio. Balanço Social: uma abordagem de transparência e da Responsabilidade Pública das Organizações. São Paulo – SP: Atlas, 2001.

TINOCO, João Eduardo Prudêncio e KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Contabilidade e Gestão Ambiental. São Paulo: Atlas, 2004.

TANABE,Cecília Yoko. Responsabilidade social interna (RSI). Disponível em

<http://www.nsk.com.br/4_2_rsi.asp> Acesso em 30 de abril de 2012

Downloads

Publicado

2015-03-13

Como Citar

Souza, C. G., Oliveira, F. A., & Silva Junior, L. R. e. (2015). ANÁLISE DOS INDICADORES SOCIAIS INTERNOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS CERTIFICADAS PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO. Revista UNEMAT De Contabilidade, 2(3). https://doi.org/10.30681/ruc.v2i3.381

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>