UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE CUSTEIO ABC NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DE SERVIÇOS NA EMPRESA “ALFA” EM TANGARÁ DA SERRA – MT

Autores

  • Edenize de Almeida Gomes Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.
  • Marcelo Evandro Alves Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v1i2.400

Resumo

Nos dias atuais, o controle dos custos nas empresas tem sido um fator relevante para a tomada das decisões dos gestores. Diante disso o presente artigo procurou evidenciar o custo por atividade na empresa “Alfa” utilizando o sistema de custeio ABC, a empresa atua no ramo de prestação de serviços em eletrodomésticos e climatização de ambientes, e não utiliza nenhum sistema de custeio. Dessa forma a análise identificou os principais sistemas de custeio e de que maneiras pode-se aplicar essas metodologias em empresas prestadoras de serviço, que é o caso da entidade estudada. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa,   onde através de pesquisas bibliográficas foram conceituados os termos custos e despesas. No caso da empresa em análise sugere-se que seja utilizado o sistema de custeio ABC, já que através dele os custos são consumidos pelas atividades realizadas na empresa, além disso, o estudo contribuiu, através das observações realizadas, de que maneiras as empresas podem identificar os custos, detectando as falhas, para que posteriormente essas falhas possam ser corrigidas. Foram identificados os valores dos custos diretos, indiretos e principais despesas da empresa e posteriormente com o auxilio do mark-up, simulado o preço de venda. Com base nos resultados obtidos foi feito uma comparação do preço dos serviços praticados, com o preço simulado na análise, constatando-se que com o preço simulado, a empresa não obteve rendimento favorável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENARDI, Luis Antonio. Politica e formação de preços: uma abordagem competitiva, sistemica e integrada.São Paulo: ed.Atlas – 1998.

BEULKE, Rolando;BERTÓ, Dalvio José. Estrutura e análise de custos. São Paulo – Saraiva, 2001.

BORNIA,Antonio Cezar. Análise Gerencial de Custos. Porto Alegre – Bookman, 2002.

BRIMSON, James A. Contabilidade por atividades. São Paulo – Atlas S/A, 1996.

BRUNI, Adriano Leal. Gestão de custos e formação de preços. São Paulo – Atlas, 2002.

BRUNI, Adriano Leal.;FAMÁ, Rubens.Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora HP 12C e excel. São Paulo – Atlas, 2002.

COGAN, Samuel. Activity – Based Costing (ABC) – A poderosa estratégia empresarial. São Paulo – Ed. Pioneira, 2000.

CREPALDI, Silvio Aparecido.Curso básico de contabilidade de custos. São Paulo: Atlas S/A, - 2004.

DUTRA, Rene Gomes.Custos:uma abordagem na prática. São Paulo – Atlas, 2003.

FITZSIMMONS,J.A.;FITZSIMMONS,M.J.Administração de Serviços: operaçãoes, estrátegias e tecnologia.Porto Alegre – Bookman, 2000.

GARRISON, R.H .Contabilidade gerencial. Rio de Janeiro: Ltc, - 2001.

KAPLAN, R.S.; COOPER, R. Custo e desempenho – administre seus custos para ser mais competitivo.São Paulo – Editora Futura, 1998.

LEONE, George S.G. Contabilidade de custos.São Paulo – Atlas, 1991.

LOBRIGETTI, Luis Alberto Fernando. Custos na prestação de serviços. Disponível em:<http://www.slidesshare.net/padme/contabil-custos-na-prestação-de-serviços.> Acesso em : 13 de Setembro de 2011.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas S.A, - 2003.

MAUAD, L.G A.; PAMPLONA,E.Ó. Abc/Abm e Bsc: Como essas ferramentas podem se tornar valiosas aliadas dos tomadores de decisão das empresas. Congresso Internacional de Custos, VIII ed., 2003. Disponivel em:<http://www.tecsi.fea.usp.br/mauad/artigos/pdf/abc_serviços.pdf > Acesso em: 02 de Setembro de 2011.

MEDEIROS, Luiz Edgar. Contabilidade de custos: Um Enfoque Prático. Porto Alegre: ed.Ortiz – 1994.

MEGLIORINI, Evandir. Custos: Analise e gestão . Ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

OLIVERA JR,Renato Gomes de.Utilização do custeio por absorção na formação do preço de venda de serviços com base nos custos da empresa Alfa auto mecânica. Tangará da Serra – Unemat, 2010.

PADOVEZE, Clovis Luiz.Curso básico gerencial de custos. São Paulo – Thomnson, 2003.

RIBEIRO, Magno Alves; TORRES, Ariel Lopes; ROCHA, Margarida Alves. Manual para elaboração e apresentação de monografias: com noções introdutórias de metodologia. Tangará da Serra – Unemat, 2006.

RICCIO, Junior. Sistemas de Custos baseado em atividades nas empresas de serviços. Revista de Contabilidade do CRC – SP, Nov. 1998.Disponível em:<http://cenbio.iee.usp.br/download/projetos/8_sist-cust.pdf > Acesso em: 12 de Setembro de 2011.

SANTOS, Joel J. Fundamentos de Custos para formação do preço e do Lucro.

São Paulo – Atlas S.A., 2005.

VERGARA, Sylvia Constant.Projetos de Pesquisa em administração. São Paulo – Atlas, 2000.

Downloads

Publicado

2015-03-15

Como Citar

Gomes, E. de A., & Alves, M. E. (2015). UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE CUSTEIO ABC NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DE SERVIÇOS NA EMPRESA “ALFA” EM TANGARÁ DA SERRA – MT. Revista UNEMAT De Contabilidade, 1(2). https://doi.org/10.30681/ruc.v1i2.400

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>