Os sentidos de inclusão na textualização do corpo na série Atypical
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id12005Palavras-chave:
Sujeito com deficiência, inclusão/exclusão, autismo, Análise de discursoResumo
Neste artigo, refletimos sobre os sentidos de inclusão do sujeito com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas duas primeiras temporadas da série Atypical, produzida pela Netflix. Analisamos o corpo do sujeito autista representado pelo personagem Sam Gardner como lugar de discursividade com o objetivo de pensar o corpo, enquanto lugar de enunciação em outras materialidades simbólicas: os movimentos aleatórios, as expressões corporais e as escritas desorganizadas. Pautamo-nos nos dispositivos teóricos da Análise de Discurso para compreender o confronto entre o simbólico com o político, no funcionamento da materialidade da língua com a história como fator determinante da inclusão/exclusão na sociedade capitalista.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1992.
COSTA, G. C. Discursividade de Inclusão e a Manutenção da exclusão. In.: FERREIRA, E. L. ORLANDI, E. P. (orgs.) Discursos sobre a inclusão. Niterói: Intertexto, 2014.
LAGAZZI, S. M. Paráfrases da Imagem e Cenas Prototípicas: em torno da memória e do equívoco. In: Giovanna Flores; Nádia Neckel; Solange Gallo. (Org.). Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia. Campinas: Pontes, 2015, p. 177-189.
Apresentação no III SEAD – Seminário de Estudos em Análise do Discurso, UFRGS, Porto Alegre, 2007. In: INDURSKY, F.; FERREIRA, M. C. L.; MITTMANN, S. (orgs.). O discurso na contemporaneidade. Materialidades e fronteiras. São Carlos: Claraluz, 2009, p. 67-78.
MARTINS E SILVA, V. Gesto de espacialização: um modo de formular sentidos. In:DI RENZO, A. e MOTTA, A. L. A. (orgs.) Linguagem, história & memória: discurso em movimento. Campinas, SP: Unicamp, Pontes Editores, 2011.
LEAL, M. R.; LEAL, D. R. Políticas públicas para pessoas com transtorno do espectro autista no estado do Piauí. In: ARAÚJO, R. D.; LEAL, D. R.; MARQUES, M. A. N. (orgs.) Temas em educação: processos educativos em contextos contemporâneos. Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2023, p.10-21.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso. In: ORLANDI, E. P.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (orgs). Introdução às ciências da linguagem: Discurso e textualidade. 3. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017, p. 13-35.
ORLANDI, E. P. Linguagem e educação social: a relação sujeito, indivíduo e pessoa. RUA, Campinas, SP, v. 21, n. 2, 2015, p. 187–206. DOI: Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article. Acesso em: 9 mai. 2022.
ORLANDI, Ser diferente é ser diferente: a quem interessam as minorias? In: ORLANDI, E. P. (org.). Linguagem, sociedade, políticas. Pouso Alegre: Univás, Campinas, SP: RG Editores, 2014, p. 29-38.
ORLANDI, E. P. Discurso em Análise: Sujeito, Sentido, Ideologia. Campinas, SP, Pontes, 2012.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. 7. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ediney Nunes de Oliveira, Rosemeire Igreja Galvão, Sergilaine Fátima de Miranda Cebalho, Joelma Aparecida Bressanin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.