Os sentidos de inclusão na textualização do corpo na série Atypical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id12005

Palavras-chave:

Sujeito com deficiência, inclusão/exclusão, autismo, Análise de discurso

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre os sentidos de inclusão do sujeito com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas duas primeiras temporadas da série Atypical,  produzida pela Netflix.  Analisamos o corpo do sujeito autista representado pelo personagem Sam Gardner como lugar de discursividade com o objetivo de pensar o corpo, enquanto lugar de enunciação em outras materialidades simbólicas: os movimentos aleatórios, as expressões corporais e as escritas desorganizadas. Pautamo-nos nos dispositivos teóricos da Análise de Discurso para compreender  o confronto entre o simbólico com o político, no funcionamento da materialidade da língua com a história como fator determinante da inclusão/exclusão  na sociedade capitalista.

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Biografia do Autor

Ediney Nunes de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso(2006) e mestrado em Línguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso(2023). Atualmente é PROFESSORA da ESCOLA MUNICIPAL PROF. CLEUSA BRAGA HORTENCIO e da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras.

Rosemeire Igreja Galvão, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2007). Foi coordenadora do programa mais educação da escola estadual Marechal Rondon em 2017, professor da escola municipal Vereador Evilásio Vasconcelos(2010-2015) e professora na Faculdade de São José dos Quatro Marcos -FQM (2011-2013). Atualmente é professora na Escola Plena - Bertoldo Freire em São José de Quatro Marcos.

Sergilaine Fátima de Miranda Cebalho, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutoranda em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2020-2024). Possui mestrado em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2019) Atualmente é professor da educação básica - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Políticas Públicas de Inclusão.

Joelma Aparecida Bressanin, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Cursou o Mestrado em Estudos de Linguagem na Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e a Graduação em Letras na Universidade do Estado de Mato Grosso (2000). Atualmente é professora efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. É pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem - CEPEL/PPGL/UNEMAT. Coordena o Grupo de pesquisa GEPELCO, vinculado ao CNPq e ao projeto de pesquisa Gestão do social no/pelo Estado: os sentidos de (des)igualdade social em discursividades contemporâneas (FAPEMAT/UNEMAT). Realiza pesquisas na área de Letras, na perspectiva da Análise de Discurso, no campo da História das Ideias Linguísticas, com ênfase nos seguintes temas: políticas de ensino de língua(s) e de formação de professores, análise de instrumentos linguísticos e práticas de leitura e escrita.

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Oliveira, E. N. de, Galvão, R. I., Cebalho, S. F. de M., & Bressanin, J. A. (2024). Os sentidos de inclusão na textualização do corpo na série Atypical. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 7(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id12005