The meanings of inclusion in the body textualization in the Atypical series

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id12005

Keywords:

Subject with disability, inclusion/exclusion, autism, Discourse analysis

Abstract

In this article, we reflect on the meanings of inclusion of the subject with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the first two seasons of the series Atypical, produced by Netflix. We analyze the body of the autistic subject represented by the character Sam Gardner as a place of discursivity with the objective of thinking, the body, as a place of enunciation in other symbolic materialities: random movements, body expressions and disorganized writings. We are guided by the theoretical devices of Discourse Analysis to understand the confrontation between the symbolic and the political, in the functioning of the materiality of language with history as a determining factor of inclusion/exclusion in capitalist society.     

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Author Biographies

Ediney Nunes de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso(2006) e mestrado em Línguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso(2023). Atualmente é PROFESSORA da ESCOLA MUNICIPAL PROF. CLEUSA BRAGA HORTENCIO e da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras.

Rosemeire Igreja Galvão, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2007). Foi coordenadora do programa mais educação da escola estadual Marechal Rondon em 2017, professor da escola municipal Vereador Evilásio Vasconcelos(2010-2015) e professora na Faculdade de São José dos Quatro Marcos -FQM (2011-2013). Atualmente é professora na Escola Plena - Bertoldo Freire em São José de Quatro Marcos.

Sergilaine Fátima de Miranda Cebalho, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutoranda em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2020-2024). Possui mestrado em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2019) Atualmente é professor da educação básica - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Políticas Públicas de Inclusão.

Joelma Aparecida Bressanin, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Cursou o Mestrado em Estudos de Linguagem na Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e a Graduação em Letras na Universidade do Estado de Mato Grosso (2000). Atualmente é professora efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. É pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem - CEPEL/PPGL/UNEMAT. Coordena o Grupo de pesquisa GEPELCO, vinculado ao CNPq e ao projeto de pesquisa Gestão do social no/pelo Estado: os sentidos de (des)igualdade social em discursividades contemporâneas (FAPEMAT/UNEMAT). Realiza pesquisas na área de Letras, na perspectiva da Análise de Discurso, no campo da História das Ideias Linguísticas, com ênfase nos seguintes temas: políticas de ensino de língua(s) e de formação de professores, análise de instrumentos linguísticos e práticas de leitura e escrita.

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Published

2024-02-29

How to Cite

Oliveira, E. N. de, Galvão, R. I., Cebalho, S. F. de M., & Bressanin, J. A. (2024). The meanings of inclusion in the body textualization in the Atypical series. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 7(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id12005