Teleducação em linguagem infantil na instrumentalização do profissional da educação e saúde/ Teleducation in child language in the instrumentalization of the education and health professional/ Teleducación en lenguaje infantil en la instrumentalización de los profesionales de la educación y la salud

Autores

  • Taisa Cristina de Souza Hospital Estadual Américo Brasiliense
  • Camila de Castro Corrêa Universidade de Brasília, UNB e do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, UNIPLAN, Brasília, DF
  • Aline Martins Centro Integrado em Autismo – Dynami
  • Luciana Paula Maximino Faculdade de Odontologia de Bauru-USP, pesquisadora Associada do Setor de Genética Clínica do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP

Palavras-chave:

Desenvolvimento da Linguagem, Ensino, Pediatria, Fonoaudiologia, Educação a Distância

Resumo

Objetivo: verificar o conhecimento adquirido por pedagogos e médicos pediatras sobre a linguagem infantil, além de verificar a qualidade do conteúdo do ambiente virtual de aprendizagem. Método: participaram 54 profissionais, sendo divididos em grupo de médicos (gm) (n=27) com a participação à distância e grupo de pedagogos (gp) (n=27) com a participação presencial, preencheram três questionários: a ficha do perfil profissional, questionário de investigação do conhecimento, e o questionário Emory. Resultados: o gp apresentou a média de acertos maior que o gm, porém a média em porcentagem do gm foi superior quando comparado com gp (gp 77,78%±18,70 versus gm 80,60%±12,55). Quanto à avaliação da qualidade e dos recursos tecnológicos, ambos os grupos classificaram todas as escalas no nível de excelência. Conclusão: os profissionais adquiriram conhecimento sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem infantil e os fatores de risco. Além disso, consideraram o ambiente virtual de aprendizagem uma importante ferramenta, evidenciando assim, o benefício da teleducação.

Biografia do Autor

Taisa Cristina de Souza, Hospital Estadual Américo Brasiliense

Fonoaudióloga, Mestre

Camila de Castro Corrêa, Universidade de Brasília, UNB e do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, UNIPLAN, Brasília, DF

Fonoaudióloga, Professora Doutora

Aline Martins, Centro Integrado em Autismo – Dynami

Fonoaudióloga, Doutoranda em Ciência pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP

Luciana Paula Maximino, Faculdade de Odontologia de Bauru-USP, pesquisadora Associada do Setor de Genética Clínica do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP

Fonoaudióloga, Professora Livre Docente Associada 

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

de Souza, T. C., Corrêa, C. de C., Martins, A., & Maximino, L. P. (2020). Teleducação em linguagem infantil na instrumentalização do profissional da educação e saúde/ Teleducation in child language in the instrumentalization of the education and health professional/ Teleducación en lenguaje infantil en la instrumentalización de los profesionales de la educación y la salud. Journal Health NPEPS, 5(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/4454

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Artigo Original/ Original Article/ Artículo Originale