CONGRESSO INTERNACIONAL DO MEDO, DE GRACE PASSÔ: UMA CRÍTICA À RAZÃO ARGUMENTATIVA
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v16i43.10931Palavras-chave:
Congresso internacional do medo, Grace Passô, Dramaturgia brasileiraResumo
Por meio das contribuições de Vladimir Safatle (2018) concernentes aos processos de argumentação; nos estudos de Jacques Derrida (2008) no que diz respeito ao aspecto místico que permeia a autoridade; nos estudos de Armando Mora sobre o percurso epistemológico do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein e nas pesquisas desenvolvidas por Antônio Suárez Abreu (2008) no que tange à arte de argumentar, o presente trabalho propõe uma análise do drama contemporâneo Congresso internacional do medo, da atriz, diretora e dramaturga Grace Passô (2008). Nesse sentido, partindo dos mecanismos de elaboração do texto dramático, buscamos desenvolver uma leitura (possível) cujo tema repousa na arte da razão e da argumentação. Com efeito, intentamos produzir um mapeamento de recursos retóricos presentes à construção poética e estética da obra em questão; buscando, a fórceps, ponderar sobre a problematização do debate e do diálogo como ferramentas de busca de consenso entre as personagens.
Downloads
Referências
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.
ANDRADE, Carlos Drummond. Congresso internacional do medo. In: ANDRADE, Carlos Drummond. Antologia Poética. 12. ed. Rio de Janeiro: José Olympio. 1978, p. 108-109.
DERRIDA, Jacques. Força de lei: o fundamento místico da autoridade. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
D’OLIVEIRA, Armando Mora. Wittgenstein: vida e obra. In: WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999, p. 5-16.
PASSÔ, Grace. Congresso internacional do medo. Rio de Janeiro: Cobogó, 2008.
SAFATLE, Vladimir. É racional parar de argumentar. In: DUNKER, Christian; FUKS, Julián; SAFATLE, Vladimir; TEZZA, Cristovão; TIBURI, Marcia. Ética e pós-verdade. São Paulo: Litercultura, 2018, p. 125-136.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais