O SAGRADO E O PROFANO: REFLEXÕES SOBRE OS PROJETOS ESTÉTICOS DE EVARISTO, NO CONTO “OS AMORES DE KIMBÁ”

Autores

  • Alyne Barbosa Lima Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v16i44.10957

Palavras-chave:

Conceição Evaristo, Projetos Estéticos, Agência Negra

Resumo

Nesse artigo, proponho analisar como se dá a relação entre sagrado e profano/ amor e sexualidade no conto Os amores de Kimbá, presente na obra contemporânea Olhos d’água, de Conceição Evaristo, percebendo como o projeto estético que emana da escritora, projeta especialmente os processos de localização, centralização e agência negra. Assim, farei um paralelo com histórias de culturas expressivas do Atlântico Negro, comumente expostas em músicas populares negras. O que se pretende verificar é que o liame entre o amor e a perda perpassa a masculinidade negra e que o projeto estético proposto pela autora, projeto esse marcado pela escrevivência, propõe caminhos subversivos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alyne Barbosa Lima, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Pesquisadora associada à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Poéticas Latinoamerica e Afrodiaspórica (GEPLAFRO). Desenvolve pesquisa sobre Literatura Negra Brasileira. Bolsista de Secretaria (2020-2021) da Associação Brasileira de Negros (ABPN). Bolsista CAPES (2021). Coordenadora Pedagógica do Projeto Lendo Mulheres Negras: encontro com a palavra. Participou do Programa Institucional de Iniciação Científica como bolsista/PIBIC. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como bolsista/voluntária. Atuou como professora bolsista e estagiária no Centro de Línguas da UFG. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura, primordialmente em Literatura Negra.

Referências

ASANTE, Molefi Kete. L'afrocentricité. menaibuc, 2003.

BARBOSA, MI. Racismo e saúde. Tese de doutorado. Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998

BATISTA, Luís Eduardo. Masculinidade, raça/cor e saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 10, p. 71-80, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232005000100013

BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Trad. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. São Paulo, Brasília: Editora Canção Nova: Edições CNBB, 2008.

BICUDO, Virgínia L. Atitudes raciais de pretos e mulatos em São Paulo. São Paulo: Editora Sociologia e Política, São Paulo, 2010.

CARVALHO, José Jorge de. Images of Black Man in Brazilian Popular Culture. Série Antropologia nº 201, Brasília, 1996.

DA SILVA SANTOS, Elisângela; DE MELLO MAMEDE, Renata. A insurgência de experiências emocionais e sentimentais na narrativa de Conceição Evaristo. Caderno Espaço Feminino, v. 33, n. 2, p. 286-318, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/CEF-v33n2-2020-14

DE SOUZA, Rolf Ribeiro. As representações do homem negro e suas consequências. Revista Fórum Identidades, 2014.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a natureza da religião. Houghton Mifflin Harcourt, 1959.

DUARTE, Eduardo de Assis. Literatura, política, identidades: ensaios. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2005.

DUARTE, Eduardo de Assis. O Bildungsroman afro-brasileiro de Conceição Evaristo. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 305- 308, Abril, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2006000100017

ELLISON, Ralph. Homem invisível. Penguin UK, 2016.

EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, p. 16-21, 2007.

EVARISTO, Conceição. Da representação à auto-apresentação da Mulher Negra na Literatura Brasileira. Revista Palmares, v. 1, p. 52-57, 2005.

EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Scripta, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 17-31, 2009.

EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Scripta, v. 13, n. 25, p. 17-31, 2009.

EVARISTO, Conceição. Olhos d'água. Pallas Editora, 2016.

FANON, Frantz. Peles Negras, Máscaras Brancas. Rio de Janeiro: Fator. 1983.

FRIEDMAN, David M. Uma Mente Própria. A história cultural do pênis. Rio de Janeiro: Objetiva. 2001.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro como contracultura da modernidade. Rio de Janeiro: Editora, v. 34, 2001.

GOMES, Heloisa Toller. Prefácio. In EVARISTO, Conceição. Olhos d'água. Pallas Editora, 2016.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afrolatinoamericano. Revista Isis Internacional, Santiago, v. 9, p. 133-141, 1988.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje. Anpocs. p.223-244. 1984.

NASCIMENTO, Elisa Larkin. Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. Selo Negro, 2013.

PIGLIA, R. Formas breves. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo, Companhia das Letras, 2004.

PROENÇA FILHO, Domício. A trajetória do negro na literatura brasileira. Estudos avançados, v. 18, n. 50, p. 161-193, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142004000100017

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar. UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

21/08/2023

Edição

Seção

Dossiê Temático 2023/1 "As escrevivências de Conceição Evaristo: as mulheres negras no centro das narrativas"

Como Citar

O SAGRADO E O PROFANO: REFLEXÕES SOBRE OS PROJETOS ESTÉTICOS DE EVARISTO, NO CONTO “OS AMORES DE KIMBÁ”. (2023). Revista De Letras Norte@mentos, 16(44). https://doi.org/10.30681/rln.v16i44.10957

Artigos Semelhantes

1-10 de 63

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.