O ANUNCIAR DA ESPERANÇA EM “AYOLUWA, ALEGRIA DO NOSSO POVO”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v16i44.11044Palavras-chave:
Conceição Evaristo; comunidade afro-brasileira; esperança.nidade afro-brasileira; esperança.Resumo
O presente artigo objetiva analisar, a partir dos estudos socioculturais (BHABHA, 1998), o conto Ayoluwa, alegria do nosso povo, de Conceição Evaristo, presente na coletânea Olhos d’água (2018). No texto, a escrita caminha no sentido de desatar os nós que interligam uma coletividade negra à história da escravidão. Assim, a obra articula passado e presente e promove o debate de temáticas relacionadas à formação identitária do país. Logo, a narrativa apresenta um movimento de interação África-Brasil, à medida em que busca valorizar o respeito às diversidades.
Downloads
Referências
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG. 1998.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina Candiani. 1. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.
DUARTE, E. A. Mulheres marcadas: literatura, gênero e etnicidade. Revista Terra roxa e outras terras, vol. 17, p. 6-18, 2009. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4368. Acesso em: dez. 2022.
DUARTE, Eduardo de Assis. Escrevivência, Quilombismo e a tradição da escrita afrodiaspórica. In: DUARTE, Constância L; NUNES, Isabella R. Escrevivência: a escrita de nós. Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.
EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Belo Horizonte: Nandyala, 2011.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.
EVARISTO, Conceição. Olhos d'água. Rio de Janeiro: Pallas, 2018.
EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: DUARTE, Constância L; NUNES, Isabella R. Escrevivência: a escrita de nós. Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Ilustrações Goya Lopes. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Colección Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, setembro 2005, p. 107-130, edição brasileira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais