Apresentação

Autores

  • Ana Cláudia Servilha Martins Poleto Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Celiomar Porfírio Ramos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jesuino Arvelino Pinto Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Marinei Almeida Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v16i44.11604

Resumo

O Dossiê “As ‘escrevivências’ de Conceição Evaristo: as mulheres negras no centro das narrativas”, volume 16, Número 44, da Revista de Letras Norte@mentos, reúne 34 artigos originais e inéditos que tenham como foco estudos relacionados à produção literária de Conceição Evaristo. A autora em questão, após publicar diversas obras em diferentes gêneros literários, conquistou certa notoriedade, recebendo sucessivas homenagens e prêmios, dentre eles o mais importante da Literatura Brasileira: o Jabuti (2019).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Servilha Martins Poleto, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Pós-doutoranda (PDPG/Edital n 16/2022/CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/UNEMAT/Sinop). Doutora e mestra em Estudos Literários, com pesquisa na área de Literatura e vida social em países de língua portuguesa, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL/UNEMAT/Tangará da Serra). Graduada em Língua Portuguesa/Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Tangará da Serra). Integra o grupo de pesquisa Estudos comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas (GECOLIT/UNEMAT/Sinop). Integra a Rede MT Ubuntu - Rede Mato-grossense de Formação Continuada Para a Educação das Relações Étnico-raciais (Sinop/MT). É membro da Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos (AFROLIC). É membro do corpo editorial da Revista Moinhos (UNEMAT/Tangará da Serra). Atuou como docente pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Campus de Tangará da Serra). Atua como docente de Língua Portuguesa e Literatura pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/MT) e pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Campus de Sinop). Campo de pesquisa: Literatura e sociedade, Literatura e Ensino, Literatura Afro-brasileira, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Literatura Contemporânea, Literatura Comparada.

Celiomar Porfírio Ramos, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Estudos Literários pela UNEMAT; Mestrando em Sociologia (UFMT); Mestre em Estudos de Linguagem (2016); possui graduação em Graduação em Letras - habilitação em Português e Literatura da Língua Português - UFMT (2009); Graduação em Letras - Língua e Literaturas de Língua Inglesa - UFMT (2016); Graduação em Comunicação social - Jornalismo - UFMT (2014); Graduação em Pedagogia pela Faculdade UniBF (2020); Graduação em Sociologia - FAVENI (2021) é mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Atualmente é técnico em secretariado da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira.

Jesuino Arvelino Pinto, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutor em Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Tangará da Serra (2017), Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?, Campus de Araraquara (2002), Especialista em Língua Portuguesa e Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, em 1994 e 1993, respectivamente. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal de Goiás, Regional de Catalão, com supervisão do Professor Doutor João Batista Cardoso. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso; Líder 2 do Grupo de Pesquisa "Literatura, Ensino e Sociedade", certificado pelo CNPq desde 2006 e membro do Grupo de Pesquisa "Estudos comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas". Coordenador e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação stricto sensu em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. Editor-chefe da Revista Norteamentos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ?Literatura, História, Política e Sociedade?, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e História, Literatura e Política, Pós Colonialismo, Literatura Infantil e Juvenil, Literatura e Vida Social, Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura e Ensino, Teoria e Crítica da Narrativa

Marinei Almeida, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2002) em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa), pela Universidade de São Paulo - USP. Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-BH (1998). Graduação em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas) pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (1996). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa/UL (2018/2019). É professora (desde 1997) na Universidade do Estado de Mato Grosso, atua nos seguintes temas: Literatura e sociedade, Literatura Comparada, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Afro-brasileira, Literatura e Memória, Literatura produzida em Mato Grosso. Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação Mestrado/Doutorado em Estudos Literários - PPGEL/UNEMAT, na linha Literatura e Vida Social nos Países de Língua Oficial Portuguesa e do ProLetras/UNEMAT/Cáceres, área Literatura. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na área dos Estudos Literários (Linha: Literatura e realidade social), Diretora de Programas Stricto Sensu - PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Graduação da UNEMAT - Portaria n. 2646/2022. Faz parte da Diretoria do GELCO - Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste - 2023-2024. Membro da Diretoria da GELCO - Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-oeste - 2023/2024. Foi professora visitante da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) ,pelo Departamento de Teoria e Práticas Pedagógicas e pelo NEAB- Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (2017/01); Esteve à frente da Assessoria de Cultura da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (UNEMAT) e membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Mato Grosso - CEC/MT(Ato N. 4.411/2015- 2016-2018) e do Conselho Municipal de Turismo de Cáceres-MT (COMTUR-2016-2018); Membro da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguistica - ANPOLL (2016-2018). Membro da Associação de Estudos Literários e Culturais Africanos - AFROLIC. Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Cartografias e imagens de Mato Grosso: a presença do negro na produção literária dos séculos XX e XXI" (Fapemat/Unemat). Membro pesquisador da equipe nos projetos: "Literatura e Cultura nos países de língua portuguesa: a poética de Agostinho Neto, Chico Buarque, Mia Couto, Milton Hatoum e Pedro Casaldáliga" (CNPq), A condição provisória do presente: questões de literatura e política; Atualmente atua como vice-coordenadora do Centro de Pesquisa em Literaturas - CEPLIT - UNEMAT e membro do Núcleo de Estudos Literários Clã do Jabuti (NEL/UNEMAT); Membro do Grupo de Pesquisa UERJ CNPq Brasil Cabo Verde: Literatura, Ensino e História; Grupo de Pesquisa em Estudos de Literatura e sociedade contemporânea; . Possui várias publicações envolvendo temas de interesse e pesquisa: livro, artigos publicados em revistas e capítulos de livros.

Downloads

Publicado

21/08/2023

Como Citar

Poleto, A. C. S. M., Ramos, C. P., Pinto, J. A., & Almeida, M. (2023). Apresentação. Revista De Letras Norte@mentos, 16(44). https://doi.org/10.30681/rln.v16i44.11604

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>