IMPACTO CULTURAL E FIGURA MATERNA: REPRESENTAÇÕES DA MULHER CABO-VERDIANA NO CONTO “MÃE NÃO É MULHER”, DE DINA SALÚSTIO

Autores

  • Genivaldo Rodrigues Sobrinho UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • Leticia Bazeleski Dias UNEMAT

Palavras-chave:

Literatura cabo-verdiana, Dina Salústio, aspectos culturais, figura feminina.

Resumo

Este artigo se concentra na análise da obra literária Mornas eram as noites, explorando os elementos culturais e a figura feminina em um conto específico. O corpus de pesquisa consiste no conto “Mãe não é mulher”, no qual investiga-se impacto e elementos culturais, incluindo mitos, tradições e valores, na construção da narrativa e no desenvolvimento da personagem feminina. Além disso, examina-se a importância da figura feminina como um veículo para transmitir aspectos culturais e explorar temas universais, como identidade, autoridade e valores morais. A pesquisa busca destacar como a cultura desempenha um papel fundamental na moldagem da identidade da personagem, bem como na maneira como ela interage com outros personagens e com o mundo ao seu redor. Como apoio teórico-metodológico, busca-se as contribuições de Gomes (2008), Lopes Filho (2003), Veiga (1998), Tedeschi (2023), entre outros. Ao examinar as representações culturais e a figura feminina neste conto, visa-se lançar luz sobre como a literatura pode ser uma ferramenta poderosa para explorar questões sociais e culturais, promovendo a reflexão crítica e a conscientização. Por meio dessa análise, espera-se oferecer uma compreensão mais profunda das complexidades das narrativas literárias e da importância da cultura e da figura feminina na construção de personagens e temas significativos na obra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Genivaldo Rodrigues Sobrinho, UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

    Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1994), mestrado (2002) e doutorado (2010) em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa), pela Universidade de São Paulo - USP. É professor titular do Curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: língua inglesa, literatura inglesa, literatura norte-americana e literaturas africanas de língua portuguesa.

  • Leticia Bazeleski Dias, UNEMAT

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso, obtido em 2018. Atualmente, atua como professor na Prefeitura Municipal de Sinop. Mestranda em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Linha de pesquisa  "Estudos Literários".

Referências

CORTÁZAR, Júlio. Valise de cronópio. 2a. edição. São Paulo: Perspectiva, 1993.

GOMES, Simone Caputo. Cabo Verde: literatura em chão de cultura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.

GOMES, Simone Caputo. Mulher com paisagem ao fundo: Dina Salústio apresenta Cabo Verde. In: SEPÚLVEDA, Maria do Carmo; SALGADO, Maria Teresa. África & Brasil: letras em laços. São Caetano do Sul: Yendis Editora, 2006.

SALÚSTIO, D. Mornas eram as noites. 3. ed. Praia: Instituto da Biblioteca Nacional, 2002.

SPINOLA, Daniel. VEIGA, Manuel. Mornas eram as noites. In: Cabo Verde: insularidade e literatura. Paris: Karthala, 1998, p. 205-208.

TEDESCHI, Losandro Antonio. Os desafios da escrita feminina na história das mulheres. Raído, Dourados, v. 10, n. 21, p. 153-164, jan/jun. 2016. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5217. Acesso em: 24 out. 2023.

VEIGA, Manuel. Cabo Verde: insularidade e literatura. Paris: Karthala, 1998.

Downloads

Publicado

12/07/2024

Edição

Seção

Dossiê Temático 2024/1: Acolhimento, discussão e combate do sofrimento psíquico de mulheres em textos narrativos e poéticos das literaturas africanas de língua portuguesa e nas literaturas afro-diaspóricas

Como Citar

IMPACTO CULTURAL E FIGURA MATERNA: REPRESENTAÇÕES DA MULHER CABO-VERDIANA NO CONTO “MÃE NÃO É MULHER”, DE DINA SALÚSTIO. (2024). Revista De Letras Norte@mentos, 17(48). https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/12372

Artigos Semelhantes

1-10 de 312

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)