IMPACTO CULTURAL E FIGURA MATERNA: REPRESENTAÇÕES DA MULHER CABO-VERDIANA NO CONTO “MÃE NÃO É MULHER”, DE DINA SALÚSTIO
Palavras-chave:
Literatura cabo-verdiana, Dina Salústio, aspectos culturais, figura feminina.Resumo
Este artigo se concentra na análise da obra literária Mornas eram as noites, explorando os elementos culturais e a figura feminina em um conto específico. O corpus de pesquisa consiste no conto “Mãe não é mulher”, no qual investiga-se impacto e elementos culturais, incluindo mitos, tradições e valores, na construção da narrativa e no desenvolvimento da personagem feminina. Além disso, examina-se a importância da figura feminina como um veículo para transmitir aspectos culturais e explorar temas universais, como identidade, autoridade e valores morais. A pesquisa busca destacar como a cultura desempenha um papel fundamental na moldagem da identidade da personagem, bem como na maneira como ela interage com outros personagens e com o mundo ao seu redor. Como apoio teórico-metodológico, busca-se as contribuições de Gomes (2008), Lopes Filho (2003), Veiga (1998), Tedeschi (2023), entre outros. Ao examinar as representações culturais e a figura feminina neste conto, visa-se lançar luz sobre como a literatura pode ser uma ferramenta poderosa para explorar questões sociais e culturais, promovendo a reflexão crítica e a conscientização. Por meio dessa análise, espera-se oferecer uma compreensão mais profunda das complexidades das narrativas literárias e da importância da cultura e da figura feminina na construção de personagens e temas significativos na obra.
Downloads
Referências
CORTÁZAR, Júlio. Valise de cronópio. 2a. edição. São Paulo: Perspectiva, 1993.
GOMES, Simone Caputo. Cabo Verde: literatura em chão de cultura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.
GOMES, Simone Caputo. Mulher com paisagem ao fundo: Dina Salústio apresenta Cabo Verde. In: SEPÚLVEDA, Maria do Carmo; SALGADO, Maria Teresa. África & Brasil: letras em laços. São Caetano do Sul: Yendis Editora, 2006.
SALÚSTIO, D. Mornas eram as noites. 3. ed. Praia: Instituto da Biblioteca Nacional, 2002.
SPINOLA, Daniel. VEIGA, Manuel. Mornas eram as noites. In: Cabo Verde: insularidade e literatura. Paris: Karthala, 1998, p. 205-208.
TEDESCHI, Losandro Antonio. Os desafios da escrita feminina na história das mulheres. Raído, Dourados, v. 10, n. 21, p. 153-164, jan/jun. 2016. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5217. Acesso em: 24 out. 2023.
VEIGA, Manuel. Cabo Verde: insularidade e literatura. Paris: Karthala, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Letras Norte@mentos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais