RESENHA DO LIVRO: LINGUAGEM “NEUTRA”: LÍNGUA E GÊNERO EM DEBATE

Autores/as

  • Élidi Preciliana Pavanelli-Zubler SEDUC/UFMT
  • Bruna Vitória de Moraes Campos UFMT

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v18i52.12763

Palabras clave:

linguagem neutra, Linguagem, análise de discurso, feminismo, machismo, Papéis de gênero

Resumen

Trata-se da resenha do livro Linguagem “Neutra”: língua e gênero em debate publicado pela editora Parábola em 2022. Organizado pelos linguístas Fábio Ramos Barbosa Filho e Gabriel de Ávila Othero a obra é composta por nove capítulos, que foram cuidadosamente lidos e resenhados para aguçar possíveis novos leitores a adentrar num debate centífico e sério sobre esse pressuroso fenômeno social da linguagem que é o uso da linguagem neutra.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Élidi Preciliana Pavanelli-Zubler, SEDUC/UFMT

    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL/UFMT/Cuiabá). Professora de Língua Portuguesa na educação básica pela SEDUC/MT.  Participa do Grupo de Estudos em Linguagem, Letramentos, Tecnologias e Diferenças  (GELLTED). Sua atuação e pesquisas envolvem os seguintes temas: formação continuada de professores, tecnologias digitais na educação, letramentos, multiletramentos, letramentos críticos, estudos feministas e de gênero.

  • Bruna Vitória de Moraes Campos, UFMT

    Graduada em Letras Português e Inglês na Universidade Federal de Mato Grosso, integrou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Participa de grupos de estudos e projetos de extensão universitária. Suas pesquisas são direcionadas a abordagem de ensino decolonial antirracista e letramento crítico.

Referencias

BARBOSA FILHO, F. R.; OTHERO, G. (org.) A. Linguagem “neutra”: língua e gênero em debate. São Paulo: Parábola, 2022.

Publicado

2025-07-21

Cómo citar

Pavanelli-Zubler, Élidi P. ., & Moraes Campos, B. V. de . (2025). RESENHA DO LIVRO: LINGUAGEM “NEUTRA”: LÍNGUA E GÊNERO EM DEBATE. Revista De Letras Norte@mentos, 18(52), 709-716. https://doi.org/10.30681/rln.v18i52.12763