CORPO E MARGINALIZAÇÃO: BODY HORROR E CRÍTICA SOCIAL EM “A HÉRNIA”, DE EDUARDO MAHON
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v18i52.13424Palavras-chave:
body horror, Eduardo Mahon, insólito, literatura contemporâneaResumo
Este artigo propõe uma leitura do conto “A Hérnia”, que compõe a obra Contos estranhos (2017), do escritor Eduardo Mahon, à luz do body horror (horror corporal), por acreditarmos que a narrativa gira em torno do corpo como o lugar da manifestação da anomalia. A trama acompanha Amarildo Silva, um pedreiro que, ao ser diagnosticado com hérnia, percebe que, com o tempo, a protuberância em sua barriga cresce sem parar, até dar origem a um ser com olhos, braços, rosto, mãos e orelhas - uma criatura que, aos poucos, assume formas humanas. Mostraremos que a situação insólita, que se dá na materialidade do corpo do personagem principal, promove imagens de violação e revela, assim, uma descontinuidade humana tanto do personagem quanto do espaço que ocupa socialmente. Partindo de uma abordagem metodológica qualitativa, com base em recurso bibliográfico, buscamos respaldo teórico em Reyes (2024), Agamben (2009), Cortázar (1974) e Oliveira (2012).
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Tradução de Vinicius Nicastro. Chapecó, SC: Argos, 2009.
CORTÁZAR, Julio. “Alguns aspectos do conto” e “Do conto breve e seus arredores”. In: CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. Tradução de Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: perspectiva, 1974.
MAHON, Eduardo. “A Hérnia”. In: MAHON, Eduardo. Contos estranhos. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2017.
OLIVEIRA, Vera Lúcia de. Introdução: rumos da ficção brasileira contemporânea. In: GAI, Eunice Piazza; OLIVEIRA, Vera Lúcia de. (Orgs.). Narrativas brasileiras contemporâneas em foco. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2012.
REYES, Xavier Aldana. Contemporary body horror. United Kingdom: Cambridge University, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Letras Norte@mentos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais