RESENHA CRÍTICA – DE ONDE ELES VÊM, DE JEFERSON TENÓRIO

Autores

  • Alyne Barbosa Lima Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v19i56.13987

Palavras-chave:

Resenha, Jeferson Tenório, Literatura Negra

Resumo

A resenha analisa De onde eles vêm, de Jeferson Tenório, destacando a crítica ao racismo estrutural e à exclusão social enfrentada por negros no Brasil. A narrativa acompanha Joaquim, jovem negro cotista em uma universidade pública, cujas experiências revelam os limites de um currículo eurocentrado e as tensões da ascensão social negra. A obra articula escrevivência, ancestralidade e religiosidade negro-brasileira como formas de resistência e ressignificação. A literatura surge como denúncia e não como conforto, evidenciando o desconforto necessário ao debate racial. Tenório denuncia a resistência da elite branca à democratização dos espaços acadêmicos e aponta caminhos de emancipação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alyne Barbosa Lima, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Pesquisadora associada à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) (2020-2021). Integrante do Grupo de Estudos Decolonialidade, Interseccionalidades e Educação). Desenvolve pesquisa sobre Literatura Negra Brasileira. Bolsista de Secretaria (2020-2021) da Associação Brasileira de Negros (ABPN). Bolsista CAPES (2021). Coordenadora Pedagógica do Projeto Lendo Mulheres Negras: encontro com a palavra (2021). Participou do Programa Institucional de Iniciação Científica como bolsista/PIBIC. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como bolsista/voluntária. Atuou como professora bolsista e estagiária no Centro de Línguas da UFG. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura, primordialmente em Literatura Negra.

Referências

DUARTE, Eduardo de Assis. Literatura afro-brasileira: cem anos de resistência. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018.

EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009. p. 17–31.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.

EVARISTO, Conceição. Escrevivência: a escrita de nós. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2020.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

TENÓRIO, Jeferson. De onde eles vêm. São Paulo: Companhia das Letras, 2024.

TENÓRIO, Jeferson. Estrela sem Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

TENÓRIO, Jeferson. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

Downloads

Publicado

31/01/2026

Como Citar

Lima, A. B. (2026). RESENHA CRÍTICA – DE ONDE ELES VÊM, DE JEFERSON TENÓRIO. Revista De Letras Norte@mentos, 19(56), 514-518. https://doi.org/10.30681/rln.v19i56.13987