A POESIA DE PEDRO TIERRA

TEMPO, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA

Autores

  • Glaucio Varella Cardoso Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v19i56.14184

Palavras-chave:

Pedro Tierra, Poesia, Tempo, Memória

Resumo

O presente artigo tem como objetivo debruçar-se sobre a poesia de Pedro Tierra, pseudônimo de Hamilton Pereira da Silva. Tendo sido encarcerado entre 1972 e 1977 pelo regime ditatorial brasileiro, Hamilton encontrou na poesia uma forma de resistência e também de registro das torturas sofridas por ele e outros que se opuseram ao regime de exceção. Em nosso artigo, explora-se a presença de imagens referentes ao tempo, tomando como corpus os textos constantes em Poemas do povo da noite, textos estes que foram escritos clandestinamente na prisão e contrabandeados para fora dos porões do DOI-CODI e do DOPS. Busca-se demonstrar como a recorrência ao tempo em seus poemas serve de mecanismo para a manutenção da memória dos anos de chumbo. Conceituaremos tal relação entre tempo e memória a partir dos estudos de Jacques Le Goff, o qual estabelece que a história, enquanto sucessão de acontecimentos definidores do social, encontra-se intimamente ligada à memória, tanto a coletiva quanto a individual. Dada a escassez de artigos sobre a obra de Pedro Tierra, a fortuna crítica utilizada primariamente é composta por textos constantes no que parece a edição definitiva do livro enfocado (2010), escritos por nomes como Pedro Maria Casaldáliga, Ettore Masina, Tristão de Athayde, etc., além dos prefácios de outras obras escritos por Hermann Schulz (A palavra contra o muro) e Alberto Pucheu (Poemas para exumar a história viva).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Glaucio Varella Cardoso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Graduado em Língua Portuguesa - Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2024). Pesquisador do LEV - Laboratório de Estudos da Vocoperformance (UERJ). 

Referências

BOSI, Alfredo. Poesia-Resistência. In: BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. 8. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2000, p. 163-227.

CHEVALIER, Jean. GHEERBRANT, Alain. Com a colaboração de BARBAULT, André [et al.]. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, gestos, formas, figuras, cores, números. Trad. de Vera da Costa e Silva. 16. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. de Bernardo Leitão [et al]. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.

MAUÉS, Flamarion. ‘Ter simplesmente este livro nas mãos é já um desafio’: livros de oposição no regime militar, um estudo de caso. Em Questão. Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 259-279, jul./dez. 2005. Disponível em https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/issue/view/6

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Trad. de Dora Rocja Flaksman. In: Estudos históricos. Rio de Janeiro, Vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.

PUCHEU, Alberto. Apresentação. In: PUCHEU, Alberto. (Org.). Poemas para exumar a história viva: um espectro ronda o Brasil. São Paulo: Editora Bragantini, 2021.

PUCHEU, Alberto. Trilogia da resistência. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2025.

SCHULZ, Hermann. O poeta Pedro Tierra. In: TIERRA, Pedro. A palavra contra o muro. São Paulo: Geração Editorial, 2013.

TIERRA, Pedro. A vida passada a limpo. Revista Perseu ESPECIAL. São Paulo: Fundação Perseu Abramo. Ano 8, 2014. Disponível em https://revistaperseu.fpabramo.org.br/index.php/revista-perseu/issue/view/18

TIERRA, Pedro. Poemas do povo da noite. 3. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo; São Paulo: Publisher Brasil, 2010.

Downloads

Publicado

31/01/2026

Edição

Seção

Artigos Estudos Literários

Como Citar

Cardoso, G. V. (2026). A POESIA DE PEDRO TIERRA: TEMPO, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA. Revista De Letras Norte@mentos, 19(56), 249-260. https://doi.org/10.30681/rln.v19i56.14184