“A DESEJADA DAS GENTES”

UMA MULHER IMPOSSÍVEL

Autores

  • Mayara de Andrade Calqui Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v19i56.14332

Palavras-chave:

Machado de Assis, Literatura Brasileira, Conto brasileiro

Resumo

O artigo propõe uma leitura do conto “A Desejada das Gentes”, de Machado de Assis, centrada na construção do desejo e na representação do feminino a partir da personagem Quintília. A análise parte da observação do modo como o narrador organiza o relato em torno de um eixo de negação, estruturando a figura feminina como objeto inatingível e, simultaneamente, como instância de poder e de recusa. Em seguida, relaciona-se essa dinâmica às convenções sociais e de gênero da sociedade oitocentista, conforme discutidas por Michelle Perrot e Eric Hobsbawm, evidenciando como a personagem se contrapõe ao ideal de mulher burguesa ao rejeitar o casamento e os papéis de domesticidade que lhe eram culturalmente impostos. A partir da teoria psicanalítica, o conceito de objeto a é mobilizado para compreender a recusa de Quintília como manifestação do desejo e da falta, elementos estruturantes do sujeito. Por fim, a leitura do conto “O Espelho” é incorporada como suporte teórico, permitindo pensar a constituição do sujeito dividido entre a “alma exterior” e a “alma interior”, o que se reflete na representação de Quintília enquanto mulher atravessada por olhares e discursos masculinos. Assim, o estudo propõe uma articulação entre literatura, psicanálise e história social, iluminando o modo como Machado de Assis problematiza o feminino em sua complexidade simbólica e discursiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mayara de Andrade Calqui, Universidade de São Paulo

    Atualmente é pós-doutoranda na Universidade de São Paulo e professora de Literatura e Língua Portuguesa no Departamento de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura Municipal de Santo André. É graduada, mestre e doutora em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (USP). Sua formação e atuação concentram-se na área de Teoria Literária, com investigações voltadas a Guimarães Rosa, Chico Buarque, literatura contemporânea, memórias e às articulações entre crítica literária e psicanálise. Integra o grupo de estudos Crítica Literária e Psicanálise, vinculado à Universidade de São Paulo.

Referências

ADORNO, Theodor. O ensaio como forma. In: ADORNO, Theodor. Notas de Literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34, 2003.

AMORIM, Cristiane Teixeira de. Máscaras do Desejo em “A Desejada das Gentes”, de Machado de Assis. Blog Singrando Horizontes, 27 jan. 2011. Disponível em: https://singrandohorizontes.blogspot.com/2011/01/machado-de-assis-analise-dos-contos-de_27.html. Acesso em: 26 out. 2025.

ANDRADE, Carlos Drummond de. A um bruxo, com amor. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. A vida passada a limpo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1987.

ASSIS, Machado de. A desejada das gentes. In: ASSIS, Machado de. Todos os contos. Volume 1. Introdução de Ana Lucia Machado de Oliveira. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019, p. 600-607.

ASSIS, Machado de. O espelho. In: ASSIS, Machado de. Todos os contos. Volume 1. Introdução de Ana Lucia Machado de Oliveira. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019, p. 415-422.

ASSIS, Machado de. Missa do Galo. In: ASSIS, Machado de. Todos os contos. Volume 1. Introdução de Ana Lucia Machado de Oliveira. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019, p. 714-720

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

ASSIS, Machado de. Quincas Borba. São Paulo: Todavia, 2023.

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Todavia, 2023.

BOSI, Alfredo. O enigma do olhar. São Paulo: Editora Ática, 1999.

CARPEAUX, Otto Maria. Machado para juventude. Rio de Janeiro: Lia Editor, 1972.

FERREIRA, Aurélio B. de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S.A., 1986.

FREITAS, Norma de Siqueira. O olhar: janelas da alma na ficção machadiana. Revista da Anpoll, 2(24), 2008.

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos [1900]. Trad: Paulo César de Souza. 1.ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. (Obras completas, volume 4)

FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção – o desenvolvimento de um conceito crítico. Revista USP, Nº53, maio, 2002.

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o inconsciente. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2019.

HOBSBAWN, Eric. A era do Capital, 1848-1875. Trad Luciano Costa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2010.

JORGE, Marco Antônio Coutinho. Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan, vol. 1. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

LACAN, Jacques. Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise: O seminário, livro 11 (1964). Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

PERROT, Michelle. Os excluídos da História – Operários, Mulheres e Prisioneiros. Trad Denise Bottman. Editora Paz e Terra: São Paulo, 2010.

SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do Capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Duas Cidades, 1990.

Downloads

Publicado

31/01/2026

Edição

Seção

Artigos Estudos Literários

Como Citar

Calqui, M. de A. . (2026). “A DESEJADA DAS GENTES”: UMA MULHER IMPOSSÍVEL. Revista De Letras Norte@mentos, 19(56), 54-68. https://doi.org/10.30681/rln.v19i56.14332