CONHECENDO ATITUDES LINGUÍSTICAS DE INGRESSANTES DOS CURSOS DE LETRAS DA CIDADE DE UBERABA-MG

Autores

  • Juliana Bertucci Barbosa
  • Larissa Galdiano da Silva Marra

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6534

Palavras-chave:

atitudes linguísticas, formação inicial de professores, Língua portuguesa

Resumo

Neste artigo apresentamos uma investigação realizada sobre as atitudes linguísticas de ingressantes dos Cursos de Letras da cidade de Uberaba-MG em relação a diferentes falares do português brasileiro. Para isso, elaboramos e aplicamos um teste de atitudes linguísticas em que os participantes da pesquisa escutaram e avaliaram áudios/falas. Além disso, buscamos, a partir dos resultados encontrados, refletir sobre os conhecimentos sociolinguísticos construídos ao longo das vidas de tais graduandos até chegarem à Universidade.

Downloads

Biografia do Autor

  • Juliana Bertucci Barbosa

    Professora Associada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Sede Uberaba. Professora permanente do Profletras/UFTM e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP, Campus de Araraquara. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, com PDEE na Universidade de Lisboa.

  • Larissa Galdiano da Silva Marra

    Mestranda em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP, Campus de Araraquara. Bolsista Capes. Graduada em Letras Português Inglês pela UFTM.

Downloads

Publicado

06/09/2022

Como Citar

Bertucci Barbosa, J. ., & Galdiano da Silva Marra, L. . (2022). CONHECENDO ATITUDES LINGUÍSTICAS DE INGRESSANTES DOS CURSOS DE LETRAS DA CIDADE DE UBERABA-MG. Revista De Letras Norte@mentos, 15(39). https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6534