O USO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO UMA FERRAMENTA PARA A PESQUISA ACADÊMICA EM ANÁLISE DO DISCURSO
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v7i14.6938Resumo
Neste artigo apresentamos discussões do terceiro capítulo da dissertação Análise de Conteúdo em Teses e Dissertações na região Centro-Oeste: temas em Análise do Discurso, defendida na Universidade Federal da grande Dourados (UFGD). A pesquisa teve como objetivo, compreender quais “análises de discursos” estiveram em curso na primeira década do século XXI, no interior dos Programas de Pós-Graduação da região Centro-Oeste. Para tanto. Apresenta um levantamento quantitativo das fontes, estabelecendo a localização geográfica e institucional dos resumos: de teses e dissertações no período de 2000 a 2010; a área de conhecimento e a sua abrangência temporal. Evidenciamos, assim, uma crescente ampliação do conhecimento teórico-metodológico em Análise do Discurso de vertente francesa e anglo-saxônica, que resulta do trabalho e empenho dos pesquisadores que vem consolidando e promovendo o crescimento desse campo teórico constituído por relações sociais que se manifestam através de discursos. Fundamentalmente, a pesquisa foi conduzida a partir dos procedimentos da “Análise de Conteúdo” (BARDIN, 2011), para o tratamento quantitativo.
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