O USO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO UMA FERRAMENTA PARA A PESQUISA ACADÊMICA EM ANÁLISE DO DISCURSO

Autores

  • Mara Eli Souza CAMARGO Universidade Federal da Grande Dourados
  • Gicelma da Fonseca Chacarosqui TORCHI

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v7i14.6938

Resumo

Neste artigo apresentamos discussões do terceiro capítulo da dissertação Análise de Conteúdo em Teses e Dissertações na região Centro-Oeste: temas em Análise do Discurso, defendida na Universidade Federal da grande Dourados (UFGD). A pesquisa teve como objetivo, compreender quais “análises de discursos” estiveram em curso na primeira década do século XXI, no interior dos Programas de Pós-Graduação da região Centro-Oeste. Para tanto. Apresenta um levantamento quantitativo das fontes, estabelecendo a localização geográfica e institucional dos resumos: de teses e dissertações no período de 2000 a 2010; a área de conhecimento e a sua abrangência temporal. Evidenciamos, assim, uma crescente ampliação do conhecimento teórico-metodológico em Análise do Discurso de vertente francesa e anglo-saxônica, que resulta do trabalho e empenho dos pesquisadores que vem consolidando e promovendo o crescimento desse campo teórico constituído por relações sociais que se manifestam através de discursos. Fundamentalmente, a pesquisa foi conduzida a partir dos procedimentos da “Análise de Conteúdo” (BARDIN, 2011), para o tratamento quantitativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

21/12/2014

Como Citar

O USO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO UMA FERRAMENTA PARA A PESQUISA ACADÊMICA EM ANÁLISE DO DISCURSO. (2014). Revista De Letras Norte@mentos, 7(14). https://doi.org/10.30681/rln.v7i14.6938