AS FANFICS E OS OLIMPIANOS: ESCRITA CRIATIVA, DISCURSO E IDENTIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL

Autores

  • Demóstenes Dantas Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v10i22.7147

Resumo

Este trabalho propõe a análise da fanfic Persguidos Pelo Destino, inspirada na série Percy Jackson e Os Olimpianos do escritor estadunidense Rick Riordan. Através dele objetivamos analisar a relação entre escrita criativa, discurso e identidade dos fãs a partir de suas produções. Por conseguinte, propomos compreender o processo de escrita criativa nas fanfics e analisar os mecanismos discursivos através dos quais os ficwriters (escritores das fanfics) materializam traços de subjetividade e identidade nas suas produções, refletindo sobre a influência da literatura de massa na construção da identidade dos fãs/leitores/escritores. Como aporte teórico, ressaltamos as contribuições de Coelho (1999), Rezende e Coelho (2010), Vieira (2015), Vieira e Brito (2015), Bauman (2005), Jenkins (1992/1999/2006), Foucault (2012), Pêcheux (2010), Orlandi (2012) e diversos pesquisadores da Escrita Criativa, tais como Cachada (2005), Figueiredo (2013), Houdart-Merot (2004), Ostrower (1987), entre outros. Os resultados da análise apontam para a fan culture e fanfics como formas de cultura participativa e para o desejo de fusão, fascínio e adoração inerentes à relação fã/ídolo, emoções que se materializam nas práticas discursivas construídas a partir da (re)escrita criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Demóstenes Dantas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Especialista em Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP; Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Atualmente, é professor permanente de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.  Tem interesse acadêmico nos estudos na área de educação, literatura e ensino, assim como na discussão sobre a constituição do sujeito e construção da identidade; Sociologia Bourdieusiana; Antropologia das Emoções e Analise do Discurso pautada nos pressupostos foucaultianos, buscando estreitar os laços entre discurso, emoção e identidade.Mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Especialista em Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP; Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e aluno do Mestrado Profissional em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente, é professor permanente de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Atua também no Núcleo de Educação a Distância - NEAD - da Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA - com as disciplinas de Análise e Expressão Textual e Didática Geral nos cursos de licenciatura. Tem interesse acadêmico nos estudos na área de educação, literatura e ensino, assim como na discussão sobre a constituição do sujeito e construção da identidade; Sociologia Bourdieusiana; Antropologia das Emoções e Analise do Discurso pautada nos pressupostos foucaultianos, buscando estreitar os laços entre discurso, emoção e identidade.

Downloads

Publicado

23/06/2017

Como Citar

Vieira, D. D. (2017). AS FANFICS E OS OLIMPIANOS: ESCRITA CRIATIVA, DISCURSO E IDENTIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL. Revista De Letras Norte@mentos, 10(22). https://doi.org/10.30681/rln.v10i22.7147