O SILENCIAMENTO DAS MINORIAS EM SELVA TRÁGICA

Autores

  • Jesuino Arvelino Pinto Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Carlos Alexandre Manoel Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v14i35.7595

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre a representação de grupos sociais minoritários em Selva Trágica, especificamente a mulher, a criança, o índio e os trabalhadores “escravizados”, em sua maioria, paraguaios. Nesta narrativa, Donato evidencia as marcas de opressão advindas tanto do espaço natural, como do social que confirmam a relação Literatura, História e Sociedade como base da estrutura romanesca. Selva Trágica constitui-se como um testemunho de época, a história dos ervateiros do Mato Grosso e da fronteira Oeste do Brasil, oferecendo ao leitor uma interpretação ficcional da possível História dos trabalhadores da Companhia Matte Larangeira. nas primeiras décadas do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesuino Arvelino Pinto, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Tangará da Serra (2017), Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Araraquara (2002), Especialista em Língua Portuguesa e Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, em 1994 e 1993, respectivamente. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal de Goiás, Regional de Catalão, com supervisão do Professor Doutor João Batista Cardoso. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso; Líder do Grupo de Pesquisa "Literatura, Ensino e Sociedade", certificado pelo CNPq desde 2006 e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ?Literatura, História, Política e Sociedade?, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e História, Pós Colonialismo, Literatura Infantil e Juvenil, Literatura e Vida Social, Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura e Ensino, Teoria e Crítica da Narrativa.

Carlos Alexandre Manoel, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), Linha de pesquisa: Estudos Literários, na Universidade Estadual de Mato Grosso - Unemat, campus Sinop. Especialista em Linquística Aplicada pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais INTERVALE (2016). Apostilamento em Letras com Habilitação em Língua Espanhola e Respectiva Literatura pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. (2012). Graduado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas pelas Faculdades Adamantinenses Integradas - FAI (2006). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literaturas.

Downloads

Publicado

26/01/2021

Como Citar

Pinto, J. A., & Manoel, C. A. (2021). O SILENCIAMENTO DAS MINORIAS EM SELVA TRÁGICA. Revista De Letras Norte@mentos, 14(35). https://doi.org/10.30681/rln.v14i35.7595

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>