O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

  • Antonio Aparecido Mantovani
  • Glaucia Ribeiro Lima

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v13i34.7640

Resumo

Neste estudo objetivou-se proporcionar o letramento literário com a aplicação em sala de aula de uma proposta de trabalho com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I da Educação Básica em uma escola periférica de Sinop-MT a partir da leitura do Conto O bom dragão, de Santiago Villela Marques. As atividades tiveram como suportes teórico-metodológicos, contribuições de Rildo Cosson (2016), Magda Soares (2004), Nelly Novaes Coelho (2000), Regina Zilberman (2009) e Teresa Colomer (2007) visando à importância da leitura literária na formação de um aluno mais crítico, sensível e humanizado. Optou-se por atividades interpretativas para a coleta de dados, pois por meio deste método foi possível identificar como se buscou o letramento literário desenvolvido com trinta alunos que participaram destas atividades. Os resultados mostraram que a prática efetiva da leitura do texto literário desperta o interesse e o gosto pela leitura, bem como a produção de textos de diversos gêneros, um caminho para o desenvolvimento do letramento literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16/01/2021

Como Citar

Mantovani, A. A., & Lima, G. R. (2021). O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO. Revista De Letras Norte@mentos, 13(34). https://doi.org/10.30681/rln.v13i34.7640