O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v13i34.7640Resumo
Neste estudo objetivou-se proporcionar o letramento literário com a aplicação em sala de aula de uma proposta de trabalho com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I da Educação Básica em uma escola periférica de Sinop-MT a partir da leitura do Conto O bom dragão, de Santiago Villela Marques. As atividades tiveram como suportes teórico-metodológicos, contribuições de Rildo Cosson (2016), Magda Soares (2004), Nelly Novaes Coelho (2000), Regina Zilberman (2009) e Teresa Colomer (2007) visando à importância da leitura literária na formação de um aluno mais crítico, sensível e humanizado. Optou-se por atividades interpretativas para a coleta de dados, pois por meio deste método foi possível identificar como se buscou o letramento literário desenvolvido com trinta alunos que participaram destas atividades. Os resultados mostraram que a prática efetiva da leitura do texto literário desperta o interesse e o gosto pela leitura, bem como a produção de textos de diversos gêneros, um caminho para o desenvolvimento do letramento literário.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
16/01/2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais
Como Citar
O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO. (2021). Revista De Letras Norte@mentos, 13(34). https://doi.org/10.30681/rln.v13i34.7640