PAPO DE SAPO: UMA POSSIBILIDADE DE LEITURA PLURILÍNGUE A PARTIR DO GÊNERO CORDEL

Authors

  • Naelza de Araújo Wanderley Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Maria Henrique de Souza Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v17i47.12178

Keywords:

leitura plurilíngue, cordel, estratégias de leitura

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a leitura plurilíngue enquanto caminho para a mediação da literatura de cordel no espaço escolar a partir do folheto Papo de Sapo, de Hadoock de Aninha. As reflexões estão fundamentadas em estudiosos como Pinheiro (2013, 2020), Bradesco-Goudemand (1982), Girotto; Souza (2010), Rouxel (2013) e Bakhtin (1990). A pesquisa é de natureza qualitativa. Como resultados, destacamos a vivência da poesia de cordel em sala de aula como relevante para a motivação e o desenvolvimento do gosto pela leitura literária através desse gênero, o qual se mostrou capaz de aguçar os sentidos das crianças, possibilitando uma leitura autônoma e prazerosa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Naelza de Araújo Wanderley, Universidade Federal de Campina Grande

    Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos, Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação Francisco Mascarenhas / UFPB, Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2001), Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e Pós-doutorado na área de Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é professora Titular da Universidade Federal de Campina Grande, integrando o corpo docente do Curso de Engenharia Florestal (UAEF/CSTR/UFCG), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCF/CSTR/UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE /UAL/ UFCG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Popular; Literatura e Ensino e Metodologia da Pesquisa.

  • Ana Maria Henrique de Souza, Universidade Federal de Campina Grande

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (2016), Especialização em Educação Infantil, pela Faculdade Integrada de Patos (2018), Mestrado em Literatura e formação de leitores do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da UFCG (2023). Atualmente é Doutoranda em Literatura e formação de Leitores pelo PPGLE/UFCG, e trabalha como Coordenadora de Educação do Município de Gado Bravo/PB, zona rural.

References

ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: UNESP, 2006.

ANINHA, Hadoock de. Papo de Sapo. Currais Novos/RN, 2018.

AYALA, Maria Ignez Novais. Riqueza de pobre. In. Literatura e sociedade: Revista de teoria literária e literatura comparada USP, São Paulo; n. 2, p. 160-169, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. 2. ed. Tradução de Aurora F. Bernardini. et al. São Paulo: Ed. da UNESP; Ed. Hucitec, 1990.

BRADESCO-GOUDEMAND, Yvonne. O ciclo dos animais na literatura popular no Nordeste. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1982.

CORACINI, Maria José R. Faria. Concepções de Leitura na (Pós-) Modernidade. In: CARVALHO, Regina Célia de.; LIMA, Paschoal. (Orgs.). Leitura: Múltiplos Olhares. São Paulo: Ed. Mercado de Letras, 2005.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira de. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, Renata Junqueira de. (Org.) Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, Mercado de Letras, 2010.

HELD, Jacqueline. O Imaginário no Poder: as crianças e a literatura fantástica. Tradução de Carlos Rizzi. São Paulo: Summus editora, 1977.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Leitura e compreensão de texto falado e escrito como ato individual de uma prática social. In: ZILBERMAN, R.; SILVA, Ezequiel Theodoro. (Orgs.). Leitura: Perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988.

MELO, July Rianna de; SILVA, Alexsandro da; GALVÃO, Ana Maria de. O gênero discursivo cordel: com a palavra, os cordelistas. In: FERREIRA, Eliane Ap. Galvão Ribeiro; MARQUES, Francisco Claúdio Alves; BULHOES, Ricardo Magalhães (Orgs.). Literatura de cordel contemporânea. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2020.

MENEZES, Danielle de Almeida; ZYNGIER, Sonia. A literatura na sala de aula: estudo empírico sobre a formação do professor. In: ANDRADE, Antonio (Org.). Leitura literária em línguas estrangeiras/adicionais: Perspectivas sobre ensino e formação de professores. Campinas/São Paulo: Pontes Editores, 2022.

PINHEIRO, Hélder. Cordel para crianças e permanência da tradição oral. In: FERREIRA, Eliane Ap. Galvão Ribeiro; MARQUES, Francisco Claúdio Alves; BULHOES, Ricardo Magalhães (Orgs.). Literatura de cordel contemporânea. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2020.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.

PINHEIRO, Hélder. O que ler? Por quê? A literatura e seu ensino. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos de ensino da literatura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

Published

2024-05-02

Issue

Section

Artigos Estudos Literários

How to Cite

Wanderley, N. de A., & Souza, A. M. H. de. (2024). PAPO DE SAPO: UMA POSSIBILIDADE DE LEITURA PLURILÍNGUE A PARTIR DO GÊNERO CORDEL. Revista De Letras Norte@mentos, 17(47). https://doi.org/10.30681/rln.v17i47.12178