PAPO DE SAPO: UMA POSSIBILIDADE DE LEITURA PLURILÍNGUE A PARTIR DO GÊNERO CORDEL
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v17i47.12178Palavras-chave:
leitura plurilíngue, cordel, estratégias de leituraResumo
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a leitura plurilíngue enquanto caminho para a mediação da literatura de cordel no espaço escolar a partir do folheto Papo de Sapo, de Hadoock de Aninha. As reflexões estão fundamentadas em estudiosos como Pinheiro (2013, 2020), Bradesco-Goudemand (1982), Girotto; Souza (2010), Rouxel (2013) e Bakhtin (1990). A pesquisa é de natureza qualitativa. Como resultados, destacamos a vivência da poesia de cordel em sala de aula como relevante para a motivação e o desenvolvimento do gosto pela leitura literária através desse gênero, o qual se mostrou capaz de aguçar os sentidos das crianças, possibilitando uma leitura autônoma e prazerosa.
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