ESPANHOL COMO LÍNGUA DE HERANÇA: DIÁLOGOS CONSTRUÍDOS SOB UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v15i41.10628Palabras clave:
língua de herança, espanhol, decolonialidadeResumen
O objetivo deste artigo é interpretar relatos de falantes de espanhol como língua de herança, participantes de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida entre 2018 e 2020, no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (campus de Cascavel), e analisar a relação desses falantes com sua língua e cultura de herança, bem como sua relação com outras línguas que compõem sua história linguística. Propomos essa análise, fundamentadas em Quijano (2000), Maher (2007) e García e Alvis (2019), observando, nos relatos, marcas da matriz colonial do poder. A motivação para pesquisas cujo objetivo é atentar-se à pluralidade linguístico-cultural do Brasil reside na preservação de línguas e identidades dos grupos imigrantes.
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